Rudolfo Stutzer, um dos fundadores da empresa, precisava de dinheiro para começar seu próprio negócio. Sua intenção era abrir uma oficina na qual ele pudesse fabricar produtos de uso doméstico, uma vez que o mercado brasileiro sofria com a escassez de manufaturas por causa da II Guerra Mundial. Stutzer resolveu então pedir ajuda a um amigo próximo, o senhor Carlos Renaux, rico empresario do ramo da tecelagem. Renaux era conhecido por ter recebido o título de cônsul honorário do Brasil em Arnheim, na Holanda. Depois de ser agraciado com essa honraria, ele passou a ser chamado apenas pelo apelido “cônsul”.
Quando Stutzer abriu seu pequeno negócio com o dinheiro emprestado por Renaux, pôs a marca Consul em todos os produtos que fabricava. Foi a forma que ele escolheu para homenagear a pessoa que o apoiou. No entanto, a grande fabricante de eletrodomésticos que conhecemos hoje ainda não existia. Ela começou a ser concebida quando Stutzer recebeu em sua oficina uma geladeira quebrada. Naquela época esse tipo de conserto era difícil, pois os refrigeradores eram importados. No entanto, depois de desmontar e esmiuçar as peças do aparelho, Stutzer e outros dois amigos (Guilherme Holderegger e Wittich Freitag) perceberam que eram capazes de fazer um igual. O resto é história.
Curiosidades de Sobremesa
1 - A Consul foi a primeira empresa brasileira a fabricar uma geladeira.
2 - A marca Consul não possui acento, ao contrário da grafia do substantivo cônsul. A explicação é simples: depois da construção da primeira geladeira, os fundadores da empresa concentraram-se em identificá-la. Pegaram então o nome cônsul e tentaram esculpi-lo em madeira, para que posteriormente fosse colado na porta do refrigerador. Eles usaram uma serra tico-tico no trabalho, que se mostrou perfeito, exceto pela dificuldade de se esculpir o acento circunflexo da palavra. Diante do problema, ficou decidido que a marca não teria acento, escolha que persiste até hoje.
3 – “Põe na Consul” é um dos slogans mais conhecidos da publicidade brasileira. Diz a lenda que a criação da expressão aconteceu durante um reunião de publicitários. Eles já estavam há horas procurando um slogan, quando resolveram parar para descansar. Um deles disse: gente, vamos parar para esfriar a cabeça, depois nós voltamos. Um outro publicitário fez uma brincadeira, dizendo: é, põe a cabeça na consul. A piada então inspirou o slogan.
4 – Outra teoria diz que eles simplesmente pegaram a expressão “põe na geladeira”, usada na época para se referir a um assunto que deveria ser deixado para depois. Só trocaram a palavra geladeira por consul.
5 – A fábrica de tecidos de Carlos Renaux funciona até hoje. Eles têm também uma marca de roupas chamada Renaux Blue Label.
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