24 de janeiro de 2009

Ecologicamente Correto





A administração de uma cidade como Joinville, tem aspectos complexos e aspectos curiosos, é possível aprender muito, se prestamos atenção aos detalhes. Uma das atividades que tem crescido muito nos últimos anos e que nos últimos meses da gestão anterior, adquiriu um destaque que só agora se faz evidente, é a pintura das faixas, tanto as de circulação como especialmente as de pedestres.

A administração municipal, deve ter escolhido usar uma tinta biodegradável, para utilizar nas ruas Blumenau, João Colin e em varias outras. Em menos de 4 meses de utilizada desaparece completamente, sem deixar traços no asfalto, com quaisquer chuva ou com o menor atrito dos pneus. Chuvas que em Joinville tem acontecido com regularidade prusiana.


Desde o ponto de vista ecológico e meio ambiental esta parece uma decisão correta, porem se olhado pelo aspecto técnico e principalmente se analisado desde uma perspectiva de economicidade, o tema é preocupante.

As faixas de pedestres, especialmente aquelas localizadas frente as escolas, inexistem. A pintura que serve para dividir as faixas de circulação tem desaparecido, e o fato que faixas mais antigas ainda permaneçam, nas mesmas ruas, mesmo depois de mais de 3 anos de pintadas, pode sinalizar uma mudança de qualidade da tinta utilizada.


A fiscalização dos serviços de pintura, da quantidade de metros pintados, da qualidade do trabalho, da sua durabilidade, da sua viscosidade é aderência, não tem sido, como tantas outras fiscalizações o ponto forte das nossas recentes administrações municipais. Contratos milionários, aliados a uma fiscalização relapsa e as vezes combinadas com licitações viciadas, que direcionam os resultados para as mesmas empresas, uma e outra vez, produzem a riqueza quase instantânea dos empresários e dos políticos envolvidos.


Seria interessante gastar melhor, para preservar algum recurso dos poucos que tenham quedado nas combalidas arcas municipais, que de acordo com os dados apresentados pelos novos administradores, parecem ter sido esvaziadas, com maior velocidade a partir de conhecido o resultado final das eleições municipais. Mesmo que o aspecto ecológico seja importante, não da para ficar pintando kilometros de rua a cada 4 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...