4 de janeiro de 2009

Cartão Joinville (2)

Recebemos do Vereador James Schroeder do PDT o texto que reproduzimos, em azul e com destaque em negrito deste blog:

Amigos,

Foi publicado no Jornal A Notícia deste domingo (04/01/2009) uma matéria intitulada “Como pensa a nova Câmara de Joinville”. Foram formuladas 10 perguntas a cada um dos vereadores, sendo que as respostas publicadas para 06 delas foram “binárias” (sim/não ou contra/a favor), não dando a completa dimensão da resposta de cada um, com exceção de duas notas de rodapé.

A primeira questão foi sobre a revisão do aumento do Cartão Joinville. Todos os entrevistados optaram pela resposta fácil (sim). Apenas eu apareço com o registro da resposta “não”. Escrevo para esclarecer meu ponto de vista.

O aumento foi autorizado pelo executivo com base nos termos do contrato de concessão firmado com a empresa que explora o serviço de estacionamento rotativo. O que deve ser questionado são os termos do contrato. Deve ser feita uma revisão sim! Não apenas deste tópico (o aumento), mas de todo o contrato: o destino dos valores arrecadados, os critérios de escolha das entidades beneficiadas com a contrapartida social, o fracionamento do tempo de cada cartão, a qualidade do atendimento das monitoras, etc.

Se o índice do aumento é abusivo e/ou o preço já é alto pelos padrões de outras cidades, por que isto não foi questionado antes, durante a elaboração do contrato? O que faziam os vereadores da época, inclusive alguns reeleitos para esta Legislatura, quando deveriam ter acompanhado, questionado, debatido e denunciado os termos desta concessão de espaço público à exploração privada? Alguns foram vozes vencidas, outros porém foram favoráveis e agora recorrem ao discurso mais conveniente.

Os interesses da coletividade devem sempre prevalecer. Entretanto, quebrar os termos de um contrato implica em uma demanda jurídica. Foi divulgado na imprensa que o Ministério Público já está munido de documentos e informações para eventualmente ajuizar uma Ação Civil Pública contra estas questões. Contudo, no devido tempo deveriam os vereadores ser mais cobrados pelos munícipes a respeito da aprovação dos termos dos projetos de concessão de espaços públicos.

Abraço,

James Schroeder
Vereador do PDT

Corajosa a posição do jovem vereador, primeiro por alertar corretamente, que alguns dos vereadores reeleitos, que não se manifestaram antes, agora o fazem, quando poderiam ter se manifestado antes, menção especial neste quesito ao vereador reeleito Osmari Fritz.
Também deve ser destacado no seu texto a importancia que a Câmara de Vereadores deve ter na aprovação dos projetos de concessão de espaços públicos.

E finalmente alertar para o risco que representa o simplismo binário do sim e do não. É importante o debate com argumentos fortes e consistentes, estimular o contraditório e informar a sociedade para que possa se manifestar com maior propriedade e conhecimento.
O ano promete ser interessante e com vereadores que tenham opinião e coisas a dizer, a Câmara será um ambiente mais democrático e participativo para todos.

2 comentários:

  1. SÓ QUERO TE DIZER QUE O CARTÃO AZUL É FRUTO DAQUELA "COMBINAÇÃO" NOJENTA: PÚBLICO-PRIVADO - ONDE OS EMPRESÁRIOS NÃO " SE ACHAM CORRUPTORES" E OS SERVIDORESPÚBLICOS " ACHAM A CORRUPÇÃO INERENTE E NATURAL A SUA FUNÇAÕ"!
    ACHO ISTO UM LIXO! COLOCA A GENTE, SÉRIA, QUE ABDICOU DE CONDIÇÕES PRIVILEGIADAS PARA MILITAR NA VIDA PÚBLICA EM SOLIDARIEDADE AOS MENOS FAVORECIDOS E PELA GARANTIA DE " CIVILIDADE" NAS RELAÇÕES SOCIAIS, COMO O ALVO PREFERIDO DE ALGUNS NEM TÃO SÉRIOS ASSIM, QUE SE ACHAM NO DIREITO DE COLOCAR O SERVIDOR PÚBLICO COMO TRABALHADOR SANGUE-SUGA, DE 5A CATEGORIA, POBREZINHO(PQ GANHA UM SALÁRIO DE MERDA E POR ISTO NÃO TEM DIREITO A ANDAR DE CITROEN - SÓ PODE ANDAR DE FUSCA - SAIU DISTO, É LADRÃO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá aos amigos Leitores.
    Primeiramente, quero registrar que também nao sou a favor deste aumento, mas uma coisa é de se concordar, o estacionamento rotativo ( cartao azul) deve ser mantido.
    Agora vamos falar de alguns vereadores que estao movendo ações para que revejam o contrato da empresa que obtem a concessão deste serviço.
    Todos falam em aumento abusivo, mas vamos colocar alguns tópicos.
    1º Vamos falar do aumento votado e aprovado pela câmara de vereadores de Joinville no salário dos vereadores.
    Vocês amigos contribuintes, não acham que também foi abusivo? Quem é que paga estes salários? Claro que somos nós. Quanto a esse respeito, nimguém fala nada, certo?
    2º Como estao os hospitais dentro da maior cidade do estado? Sabemos que a Saúde é precária em todo País, mas vamos contabilizar.
    Joinville é a Cidade que mais arrecada Impostos em nosso estado.Para onde vai esse diheiro todo?
    Nossos vereadores poderiam trabalhar mais , e procurar destinar a verba nos seus devidos lugares, mas não, vamos achar um Cristo para crucificar, que o povo esquece do resto, vamos fazer um barulho em cima dos aumentos das passagens de ônibus, em cima do estacionamento rotativo, que todos irão esquecer que aprovamos o aumento de nosso salario, e assim acontece.
    Agora vamos verificar uma coisa, o essas empresas privadas que detem concessões em serviços publicos aqui em nossa cidade, tem um numero de funcionarios relativamente grande, ou seja, voces ja notaram quantos empregos diretos e indiretos essas empresas oferecem? e os vereadores, quantos empregos eles oferecem?
    Então , acho que há de se pensar quem rouba quem nesse jogo, porque quem tem teto de vidro, não pode jogar pedras no teto do vizinho.
    Este desabafo é um meio de protesto, porque sinceramente, eu não aguento mais esses politicos aqui da regiao, falando asneiras , enquanto eles mesmos são iguais a todos esses que eles mesmos criticam.
    Lembrem-se que na hora de ganhar votos, tudo se promete, na hora de agir, tudo se esquece.

    sds..

    Anônimo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...