10 de junho de 2008

Hilario


Hilário é a expressão que me veio na cabeça, quando pouco depois, que o Grupo RBS, tomasse a iniciativa de liderar um processo, e abrir a discussão com a sociedade, da necessidade que Joinville tem de ter no mínimo, um parque, digno deste nome. A prefeitura municipal com o açodamento e a improvisação que nesta gestão lhe são característicos, lançou, ou melhor, dizendo relançou por enésima vez um pacote de "parques" para de esta forma dar uma resposta à sociedade e fazer de conta que esta agindo neste e em outros temas.
Destacar inicialmente a diferença na forma e no conteúdo das duas iniciativas, em quanto o grupo RBS, abre a discussão com a sociedade, perguntando o que o Joinvilense quer? Aonde quer? Como deveria ser? O que deveria ter num parque?
A prefeitura e sua formidável Ekipetknica, sem escutar a sociedade, apresentam uma serie de propostas, que em muitos casos, não são mais que reformas, em outros são intervenções menores, praças e obras de urbanização, mas que salvo duas exceções não merecem o nome de parques, não se propõem cumprir a função de lazer e pulmão verde que a cidade tanto precisa.
Na maioria dos casos, os projetos, não só não acrescentam área verde, senão que ainda reduzem a quantidade de árvores existentes no local, o que representa um retrocesso.
O maior erro desta administração é o de ter deixado de escutar a sociedade, de ter se afastado dos Joinvilenses, na realidade a demanda por áreas de lazer e parques, não é nova, tem mais de 15 anos e que esta administração municipal, tenha concentrado o anuncio das novas intervenções, no limiar do período eleitoral, sinaliza claramente que esta é uma ação politiqueira, não é resultado de um plano estratégico de preservação do verde, de humanizar a cidade e de estimulo a ciclistas e pedestres.
É uma ação pontual, mais voltada a criar um fato, o que hoje tem se dado em chamar um factoide, não esperemos que nenhum destes parques seja concluído a curto prazo, mais podemos ter a certeza que serão inaugurados, mesmo que incompletos, nos dias prévios as eleições municipais.
As questões que devem ser colocadas, são estes os parques que Joinville quer e precisa? Porque só depois que o grupo RBS lançou a sua campanha, a prefeitura começa a acordar do seu letárgico torpor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...