2 de junho de 2008

Onda Verde


Nestes tempos de aquecimento global, de desmatamento na Amazónia, de preservação de árvores, de economia de agua e de consciência ecológica. A primeira coisa que vem a cabeça ao ouvir falar de onda verde é uma proposta de sustentabilidade.

Na realidade tem sim. Tem a ver com uma cidade sustentável mais eficiente. Tem a ver muito com eco-eficiência, Onda Verde, é o resultado da implantação de um sistema sincronizado que permite que se mantida uma velocidade preestabelecida, em geral 60 km/ h, garante que um veiculo, possa passar por todos os sinaleiros de uma mesma rua, sem precisar se deter. Desde que mantida a velocidade constante.

Quando funciona, permite uma economia significativa de combustível, porque poupa freadas e aceleradas bruscas, aumenta a vida útil dos pneus, permite menos desgaste da embreagem e principalmente nos permite menos aborrecimentos, gera menos stress e propicia um transito mais seguro.

Em Joinville, a Onda Verde, não tem tido muito sucesso, em algumas ruas inclusive, é mais comum, ter que parar em todos os sinaleiros, independentemente da hora do dia e do transito, que conseguir passar em verde.

Alguns destes pontos são a rua Conselheiro Arp, a rua Florianópolis aonde pela falta de sincronização é obrigatório, para os motoristas que vem da rua Paulo Schroeder, ter que se deter em cada um dos sinaleiros das ruas Guanabara, Graciosa e a Voluntários da Pátria. Com certeza cada um dos sofridos motoristas desta cidade, conhece outros pontos, nos que seria recomendável implantar a Onda Verde. Ainda que do jeito que o transito esta andando, a nossa onda não seja de 60 km, como na maioria das cidades e tenhamos que nos contentar com velocidades mais perto da de um casal de namorados.

Ainda é preciso lembrar que Joinville precisa de sinaleiros específicos para pedestres e faixas de pedestres, que permaneçam pintadas, sinaleiros com leds, que consomem ate 85 % menos que os atuais e que tem uma vida útil 10 vezes maior; complementos imprescindíveis, para garantir a segurança, reduzirem os atropelamentos e construir uma cidade melhor.

Uma cidade melhor é uma cidade que prima pela eficiência, que se preocupa em evitar o desperdício, que se concentra em oferecer a melhor alternativa para o cidadão e que não paga mais por isto.

Vamos a promover a Onda Verde também no transito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...