18 de junho de 2008

Os bons administradores


É pratica comum entre os nossos administradores públicos escolher para gerenciar as finanças publicas pessoas que tem sua origem profissional na iniciativa privada, empresários, ou com experiência no setor financeiro. Com a esperança que incorporarão ao serviço publico os seus conhecimentos e suas praticas e desta forma a gestão dos recursos públicos será melhor e mais eficiente. Mesmo que a pratica seja corriqueira, não parece a melhor.
Quanto mais não ganhariam os nossos prefeitos se na sua busca pelos mais competentes gestores, não voltassem os seus olhares e procurassem bem mais perto. Existem no quadro efetivo, funcionários muito mais capazes, brilhantes administradores, que ao longo de anos de vida dedicada exclusivamente ao serviço publico, sem nenhuma outra atividade remunerada conhecida, tem conseguido amealhar pequenas fortunas, dependendo tão somente do seu salário funcional.
O mérito destes "tios patinhas" gigantes da economia, que com um salário em geral discreto, conseguem ano trás ano, acrescentar ao seu patrimônio bens moveis e imóveis dignos de paxás.
São nestes funcionários dedicados, que os administradores devem se voltar para buscar os melhores gestores dos recursos públicos, para que possam realizar, com as sempre exíguas receitas municipais, o mesmo milagre que mês a mês, com primorosa administração e com zelo exemplar, conseguem realizar com os seus recursos pessoais.
Vergonha deve ter aqueles, outros funcionários, que tendo os mesmos anos de casa e recebendo praticamente o mesmo salário, não conseguem nem adquirir uma casa na praia, uma boa lancha, nem circular com um carro do ano e ainda oferecer a sua esposa um outro veiculo de potencia e valor semelhante. A mesma vergonha que devem sentir por não poder oferecer, com a mesma freqüência e magnanimidade, a amigos e conhecidos, fartos churrascos e festas nababescas.
Na verdade estão na frente dos nossos olhos, quais são os gestores que devem rapidamente ser promovidos, porque os seus exemplos reluzem e suas virtudes e logros não podem, nem devem permanecer ocultos, devem ser mostrados e compartilhados com todos, para que possamos nos regozijar e aprender, com as suas dotes de administradores públicos brilhantes.

Publicado no Jornal A Noticia

Um comentário:

  1. he,he,he...
    esses poupadores do dinheiro de meio expediente do serviço público têm realmente muito a contribuir para toda a população. Eles são especialistar em bem administrar o apertado e sempre reclamado de baixo salário do serviço público de quase todos os poderes. Alguns, principalmente na área da justiça e do legislativo, não podem reclamar, pois ganham muito bem. Claro que para pessoas normais não deve dar para barcos, carros importados, chácaras, fazendas etc. etc. Mas para os que têm o toque de midas, a conversa é outra...
    Já me cadastrei para receber as atualizações do seu blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...