14 de janeiro de 2008

de Mila Ramos....sobre as Figueiras

13/01/2008

Agora é brincadeira!

Não dá pra acreditar na justificativa dos técnicos da Prefeitura, de que as árvores da rua mais bonita de Joinville, do mais agradável e aconchegante trecho da Avenida Beira-Rio da nossa Joinville, estejam com os dias contados: eu não acredito que alguém vai ter coragem de deixar a motosserra fatídica da Amazônia se mudar para aqui!!

Há tempo venho dando voltas no meu retorno para a zona norte, onde moro numa rua cheia de hibiscos ressequidos, tortos, muitos deles mortos, só para andar sob as figueiras da Avenida da Lepper. Lindíssimas!

E agora, uma campanha para mudar as suas árvores porque desestruturam o afalto e o terreno que ladeiam o nosso famoso, traumatizado , apodrecido e sempre culpado de tudo, o Rio Cachoeira.

O que é isso? Convençam-me desse crime ambiental das nossas figueiras fortes e refrescantes.

Pelo amor de Deus, Excelentíssimas Autoridades! Reforcem a estrutura do alfalto usado ali, coloquem respaldo de cimento nas barrancas do pobre rio e preencham com material digno da confiança dos joinvillenses ( aquele mesmo material usado nas promessas de campanha )e salvem nossas árvores de mais um sacrifício.. Só os muito jovens não se lembram do terrível fim de notórias árvores da Praça da Bandeira: espatódeas, ipês, cedros..... amanhecidas no chão... Nem deu tempo de dizermos o que queríamos ( não é verdade, Borges de Garuva?) Falamos depois, chorando!

Agora queremos ser ouvidos antes do crime! Justifiquem-no! Provem que não há remédio para a beleza da nossa avenida e que palmeiras imperiais, lindíssimas , é claro, vão substituir com glórias e sangue azul, as nossas pobres figueiras.

Queremos falar! Queremos VOTAR nas figueiras da Beira –Rio!

E isso não é papo de poeta desocupada e de licença, não! É conversa de uma cidadã que conseguiu criar os limites virtuais entre Tijucas e Joinville, e que agora consegue ser JOINJUCANA, com muita honra e obstinação.

Lembro bem de que um joinjucano notório – Luiz Gomes, o nosso Lula - lutando pelo Rio Cachoeira, prometeu um mergulho em suas águas, crendo firmemente que conseguiríamos salvá-las do lixo... O mergulho perigoso saiu, mas não nas águas limpas, coisa que não conseguimos até hoje!

Eu não prometo subir nas figueiras da beira-rio porquê minha idade já não me permite certos arroubos.

Mas não corro da luta e quero ir à discussão sobre o porquê da derrubada fatal, quero ouvir a voz dos especialistas sobre o assunto ou serei bem capaz de colocar uma cadeira sob as sombras das figueiras condenadas à morte e ler um bom livro.

-Ou convençam-me, Senhores!

Mila Ramos

http://milaramos.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...