6 de janeiro de 2008

A cidade e os cidadãos


Nos diversos espaços que se disponibilizam à sociedade para nos manifestarmos (e este jornal é um bom exemplo disto), vemos que cada um tem aberta a possibilidade de manifestar as suas posições, contrárias ou favoráveis à idéias, conceitos, obras, ações.

É importante que as diversas opiniões sejam respeitadas e consideradas, que se estabeleça e se propicie o debate como um dos caminhos para promover o esclarecimento da sociedade e possamos facilitar a tomada de decisão, contribuindo ainda para a formação da cidadania.

As posições “a favor” ou “contra”, são parte do processo democrático, do processo participativo, que a sociedade não só permite, como deve estimular.

Os espaços de opinião dos jornais, as cartas dos leitores, os depoimentos e as posições daqueles que de forma individual, ou representando um coletivo da sociedade organizada, são oportunidades que precisam ser aproveitadas e valorizadas, eu diria defendidas, como elementos que garantem a construção e o fortalecimento da democracia.

Defender o direito de cada um se manifestar e se posicionar, deve ser um compromisso de todos e a conquista deste direito é, também, mérito de todos.

Como dizia Voltaire: “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”.

É com este espírito que devemos participar, com o respeito às posições contrárias a nossa, com elaboração de argumentos consistentes e com o coração desarmado de preconceitos.

Só a partir destes princípios construiremos uma sociedade mais justa, mais participativa e melhor.

E você, já participa? Qual é sua contribuição ao desenvolvimento da sociedade em que vive?

Publicado no AN cidade

Um comentário:

  1. Vivo e procuro viver sem preconceitos,mais em uma sociedade orgulhosa e cheias de buscas absurda para sim mesmo,faço de tudo junto com minha comunidade carente,buscar alternativas para igualdade social para que crianças,jovem e adultos, que ainda temos tempo para lutar e vencer.Olha seu assunto é de grande valia Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...