2 de janeiro de 2008

Quantidade vs Qualidade



Passei hoje, na frente de uma placa que informa que uma obra publica, é a obra numero 1262 desta gestão municipal. Achei interessante, mesmo que este numero isoladamente não represente absolutamente nada.

E as outras 1261? Como mensurar o trabalho de uma administração municipal, pela quantidade de obras? Como avaliar a sua gestão pelo numero de obras? Sem avaliar o impacto de cada uma delas. Sem duvida é difícil, podemos estar colocando no mesmo balaio, na mesma conta, tanto a troca do bebedouro do ginásio ou a pintura da deposito do almoxarifado, como a implantação do sistema de esgoto ou a criação de um novo parque, quem sabe a conclusão e duplicação da Marques de Olinda. Com certeza não seria justo misturar alhos com bugalhos.

Deveríamos avaliar uma gestão pela sua contribuição a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com indicadores claros de qualidade. Esta obra faz que 15.000 Joinvilenses tenham um espaço de lazer. Esta outra reduz o esgoto domestico no rio Cachoeira em 5.000 toneladas ao mês. Esta outra obra, aumenta a segurança de 7.500 ciclistas.

Estes poderiam ser indicadores interessantes. Porque a Joinville aonde se realizam sonhos, é uma cidade que optou pela qualidade de vida e não pela quantidade de vida.

O contribuinte desta cidade, quer uma cidade melhor, e a melhoria que o joinvilense procura esta atrelada a qualidade de vida, a uma qualidade de vida melhor, com mais parques e áreas verdes, para o seu lazer e o de sua família, com mais segurança, que permita que possa usufruir da vida, tão duramente conquistada. Com um transito que flua melhor e permita que a ida ao trabalho ou a volta ao lar, não seja uma maratona, que tire dele tempo do convívio familiar.

Vale a pena, olhar com mais carinho a qualidade da cidade que estamos construindo, o modelo que estamos deixando para as futuras gerações, se é um modelo quantitativo ou um modelo qualitativo.

Em quanto a propaganda oficial fala de uma Joinville que é mais, devemos pensar se não queremos uma Joinville que seja melhor.

Publicado no AN Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...