4 de março de 2013

Sobre a politica e a etica


Política e etica

Do livro “O ultimo abade” de Marti Gironell, Dialogo entre o representante papal e o recém-empossado abade beneditino do mosteiro de São Benedito de Bages.

- Nãããooo - disse sorrindo Della Casa o representante papal – Não, Não se engane, não menospreze a política. A política é o exercício do poder que busca um objetivo transcendente, mais ou menos como a religião. Você precisará entrar no jogo perverso da política.

- Mas a ordem, a sinceridade, a lealdade, a integridade, a serenidade, a compreensão, a honestidade e a moral – enumerou o abade – Todas as virtudes beneditinas estão opostas a política.

- É que política é moral são incompatíveis – sentenciou Della Casa.

- Então, você esta me dizendo que, se quiser atuar na política forçosamente terei que prescindir da moral? - Perguntou o Abade.

 - A política esta liberada de toda servidão moral. O poder político é impuro, este corrompido, contaminado de forma irremediável e por tanto há que se manter afastado. A política se rege pelas leis da força, da astucia e da aparência. Não há espaço para a ética. – Pontificou Della Casa sem medo de errar. – Mas a pesar de tudo isso, precisará se envolver com a política, não há alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...