13 de março de 2013

O síndrome de Dunning-Kruger


O síndrome de Dunning – Kruger



De uma hora para outra se fez a luz, passei a entender alguns dos mistérios que durante anos me produziam desassossego e inquietação. Tomei conhecimento que o complexo de Dunning-Kruger explica porque gente sabidamente estúpida anda por aí com este incontornável ar de superioridade.

O estudo de David Dunning e Justin Kruger da prestigiosa universidade de Cornell, nos Estados Unidos, identifica um desvio de conduta que leva a pessoas de baixo nível cognitivo a sofrer de superioridade ilusória, por erroneamente avaliar a sua capacidade como sendo muito superior a media. O desvio se produz basicamente pela sua completa incapacidade em reconhecer os erros que cometem.

De uma forma pratica, o síndrome de Dunning-Kruger pode ser facilmente identificado quando gente incompetente não só não consegue reconhecer a sua incompetência, como passa a se considerar muito superior aos outros. Em outras palavras são estúpidos demais para perceber a sua própria estupidez.

Pessoalmente consigo facilmente identificar uma dezena em áreas estratégicas do governo municipal, a maioria com anos de pratica no desvio identificado por Dunning-Kruger. Entender isso me permite ser mais condescendente com eles e compreender o porque de muitas situações que Joinville tem vivido, vive e deverá continuar sofrendo ao longo da sua historia. A natureza na sua sabedoria tem cuidado que seja possível encontrar indivíduos que sofrem do síndrome de Dunning-Kruger em praticamente todas as áreas e níveis da sociedade. Ainda que seja evidente, que o impacto do seu desvio, é maior quanto mais alto o posto e cargo que galgam dentro das diversas organizações públicas e privadas em que vicejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...