7 de março de 2013

Um pouco de autoritarismo é muito



Conversando ontem com um amigo fiquei surpreendido com a informação que cresce a cada dia o numero de joinvilenses que gostam e até aplaudem a figura do líder autoritário. A situação pode facilmente estar ligada a dois aspectos, o primeiro é uma reação a administradores pusilânimes, que com a sua atitude e forma de agir estimulam a frouxidão e transmitem a imagem que com a sua fraqueza deixam correr as coisas soltas. O resultado é uma cidade ao Deus dará. 

A outra possibilidade, pode ser relacionada a necessidade de ter como referencia uma figura forte, alguns pensarão na figura paterna, num país em que grande parte das famílias tem como cabeça de família uma mulher, não é tão direta a relação entre figura forte e a figura paterna. O resultado real e concreto é que há quem este adorando o perfil “Deixa que eu chuto” e acham que um pouco de autoritarismo é bom. Sou dos que acho que um pouco de autoritarismo de muito. 

Um comentário:

  1. As duas razões apresentadas tem fundamento. A primeira, no caso de Joinville é evidente por si só, e a segunda tem sua base no fato de que qualquer grupo ou massa de pessoas necessita de um líder.
    Que pode descambar sempre para o autoritarismo.

    E precisamos tomar cuidado para não cair na armadilha que é confundir autoritarismo com autoridade, essa sim, matéria prima cada vez mais rara.

    Apesar das expectativas contrárias, até agora não vejo a principal Autoridade de Joinville descambando para o autoritarismo.
    Mas sou um dos que admite, em certos casos, doses controladas desse remédio amargo. Especialmente quando o paciente está na UTI.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...