30 de março de 2013

Esses europeus são loucos

Esses europeus são doidos, todos os anos eles podam as arvores das ruas. Com podas corretas e regulares as arvores mantém o seu porte durante anos. Os galhos não crescem além do necessário e se retiram os galhos velhos, doentes ou deformes que podem oferecer risco para pedestres, veículos e patrimônio.



Por estes lados o comum e não fazer nenhuma manutenção nas arvores publicas. Há até quem acredite que a poda criminosa ( para a arvore) feita pelas companhias elétricas ou suas terceirizadas é a única poda que as arvores precisam. Na verdade essa poda além de deformar as arvores e feita sem nenhuma técnica arborícola e só tem como objetivo proteger as instalações elétricas.




O resultado da ignorância e do descaso é que as arvores crescem além do recomendável para os exíguos espaços urbanos e muitas arvores acabam sendo cortadas pelos próprios órgãos públicos que deveriam zelar pelo seu cuidado e fitosanidade. Um exemplo de que não manter acaba custando muito caro.

4 comentários:

  1. Meu caro Jordi, desta vez devo discordar.
    Talvez não seja exatamente uma discordância, mas considerar criminosa a poda das árvores para "proteger" as redes elétricas soa um pouco descabido.
    Tudo bem que um grupo crescente de pessoas e cérebros pensantes comece a considerar as coisas da vida moderna como prejudiciais ou maléficas. Pessoalmente, não consigo entender esses frequentes movimentos que muitas vezes acabam matando a vaca para eliminar o carrapato.
    Mas penso que a poda das árvores feitas pelas Companhias de energia elétrica são absolutamente necessárias. Não para "proteger" as redes, mas sim para proteção dos transeuntes e garantir o fornecimento contínuo da tão necessária energia.
    Claro que existe a opção de redes de alta tensão subterrâneas, solução mais lógica para esse tipo de problema. O único senão é encontrar quem financie o alto custo dessa tecnologia. Ainda não somos uma Europa ou uma Dubai. Nem sei se um dia seremos.

    O que deveria ser condenado, isso sim, é o plantio de árvores inadequadas em baixo das redes de alta tensão, como aliás, parece ser normal para alguns gerentes que andaram passando pela nossa prefeitura ultimamente.

    No mais, concordo plenamente contigo, no que se refere à poda e manutenção científica e racional das nossas árvores. Inclusive os ficus da beira-rio.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Nelson Jvlle.

    A poda que é feita pelas concessionárias é criminosa PARA as arvores.
    Ela é feita sem nenhuma tecnica PARA a arvore.

    Plantar arvores adequadas aonde tem diação ajudaria muito.

    O problema é que há gente que acha que aquilo é a forma correta de podar.

    Aí as arvores ficam todas PODIDAS.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que a poda deva ser feita em algumas espécies como forma de manutenção. Algumas podas por segurança, como é o caso da fiação, outras por formação e fitossanitárias.
    A poda das figueiras, há +/- 4 anos, ajudou bastante como forma de prevenir novas quedas, compatibilizar o espaço urbano e até diminuir o crescimento das suas agressivas raízes. Já deveria ter sido feita outra pelo menos.
    A questão é que a CELESC tem as suas concessionárias de poda, e a Prefeitura outras, ambas não se conhecem e não se falam, atendem a diferentes objetivos e supervisões. Um bom começo seria unificar estes serviços sob a mesma gerência e supervisão técnica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto,

      Tens razão, as nossas arvores precisam ser tratadaas com maior seriedade e profissionalismo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...