13 de janeiro de 2013

O cidadão primeiro



Entra governo, sai governo. Entra presidente, sai presidente e algumas coisas não mudam. É como se na hora de assumir um cargo público algumas pessoas precisassem passar por um processo de idiotização, como passo prévio a sua nomeação.  Pessoas que ate poucos dias antes posavam de inteligentes e tinham uma opinião formada e até pautada pelo seu exemplo de vida anterior, por conta do cargo que ocupam passam a defender uma posição contraria a que sempre tiveram, mudam de lado, deixam de formar parte da sociedade para passar a defender outros interesses.

Nesta semana voltou às paginas dos jornais o tema do estacionamento rotativo, uma novela que se alastra e que continua sem solução. Agora o penúltimo capítulo é o da validade dos cartões do estacionamento. O tema serve primeiro para mostrar que o cidadão continua não sendo a prioridade da administração municipal. Nem para esta, nem para a anterior e provavelmente tampouco para a próxima. Serve também em consequência, para evidenciar que outros interesses que não os da sociedade são os que pautam a ação do agente público.

Joinville já passou por mais de uma troca de empresas operadoras do estacionamento rotativo, algumas mais traumáticas que outras, mas em todas elas sempre foi preservado o interesse maior do cidadão, por isso os cartões adquiridos legalmente pelos usuários tiveram a sua validade mantida até que foram utilizados pelos motoristas. Em nenhuma cabeça poderia caber que o cartão poderia perder a sua validade. O cartão representa um direito que o cidadão adquiriu para ocupar um determinado espaço, por um tempo predeterminado. A novidade agora é que o prejuízo ocasionado pela incompetência do gestor público deverá ser absorvido pelo joinvilense. Que verá o seu dinheiro perder valor de uma hora para outra. Teve até um presidente da antiga Conurb, hoje ITTRAN, que recomendou que os cartões fossem rasgados. É de conhecimento comum que uma forma de identificar os idiotas é sua capacidade para rasgar dinheiro.

Agora num ato que é apresentado como sendo uma concessão, o presidente do ITTRAN informa que excepcionalmente os cartões que ainda estejam em poder dos usuários poderão ser utilizados até o final deste mês de janeiro. É possível que haja alguém que esteja disposto a agradecer um ato de tal benevolência. Mas é bom lembrar que, os cartões não tem e nunca tiveram prazo de validade, e decidir unilateralmente que agora perderam a sua validade representa um prejuízo para os usuários e a perda de um direito. A importância desta decisão independe do valor do cartão ou do numero de cartões que ainda estejam em poder da população. O poder público de forma pouco honesta, esta contando que como devem quedar  poucos cartões em mãos dos usuários e que pelo pouco valor unitário não haverá uma corrida ao judiciário para que os joinvilenses busquem se defender desta arbitrariedade, e é a partir desta premissa que os deixa sem validade a partir do dia 31 de janeiro.

O discurso de zelar pelo dinheiro público tem neste caso da validade dos cartões do estacionamento rotativo uma abrangência maior que parece não ter sido bem compreendido ainda pelos novos detentores do poder municipal. 

Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

3 comentários:

  1. Esta foi sem dúvida minha primeira decepção com o Sr. Udo Dohler, tido como um homem de espírito público, honesto, defensor e praticante dos mais sérios princípios morais.
    Deixar que uma imoralidade dessas ocorra contra todos os cidadãos da cidade que dirige, sem sequer ficar ruborizado, representa uma enorme mancha de sujeira em seu currículo, que até então se dizia impecável.
    Mas ainda há tempo Sr. Udo! Diante de uma "garfagem" tão despudorada, o Sr. pode e DEVE intervir, pois tem poderes para isso, chamando o presidente do ittran (por enquanto em letra minúscula) para entregar-lhe um solene bilhete azul, ou no mínimo uma retumbante descompostura.
    Sr. Udo, sua administração corre o risco de se transformar naquilo que o Sr. sempre combateu: um ninho de aproveitadores mal intencionados.
    A primeira tentativa está aí, não levou nem uma semana. Cabe agora ao Sr. aplicar medidas de correção imediatamente, caso contrário estará a incentivar outras ratazanas que certamente surgirão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson Jvlle,

      Concordo com você que o prefeito errou e errou feio neste tema.
      Ele aprovou a decisão de colocar validade aos cartões até o dia 31 de janeiro. Foi um erro e uma atitude arbitraria.

      Uma decepção. Não foi a primeira e temo que tampouco será a ultima.

      Excluir
  2. esta decisão em aceitar até o fim do mês os cartões de estacionamento é revoltante e inaceitável!!! Demonstra o quanto somos respeitados!
    Começa muito mal a administraçao do sr. Udo! Absurdo! Começou "bandalheira novamente. Mudam as moscas, mas a m...continua a mesma!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...