10 de janeiro de 2013

Anotações de viagem [3]


Anotações de viagem

Malas.

Carregar malas tem, em português, varias acepções, uma a primeira que nos vem a cabeça é a que se refere a bagagem que nos acompanha numa viagem. Há quem tenha aprendido a viajar com pouca bagagem, há quem parece que esteja em permanente mudança. Carregando praticamente uma casa nas costas. A outra acepção é a de viajar com um/a mala, não há outra forma de estragar uma viagem que escolhendo o companheiro de viagem errado.

Tente não carregar muitas malas, saiba escolher exatamente o que precisa. Não há nada melhor que viajar ligeiro de bagagem. É comum na África escutar que se quer ir rápido é melhor ir sozinho, mas se você quer ir longe é melhor viajar acompanhado.

Bagagem de mão.

 O nome se refere a bagagem que pode ser carregada na mão. Depois da invenção da roda o conceito de bagagem de mão tem mudado muito. É cada vez mais comum encontrar pessoas que carregam três ou quatro peças de bagagem de mão. Uma das experiências mais divertidas para quem viaja é observar a dificuldade que algumas pessoas tem para estabelecer uma relação direta entre espaço disponível no bagageiro e volume da mala de mão. É conhecido que um peru não cabe num pires, da mesma forma e por muito que soquemos as malas grandes não cabem nos espaços pequenos. Os conceitos de largo e comprido também são muito complexos para que possam ser compreendidos pela maioria dos passageiros que viajam em avião. Que insistem pela força em colocar a sua bagagem de mão em locais em que não há espaço nem para uma mala da metade do tamanho.

Um teste que facilmente desqualificaria a metade dos pretendentes a um cargo de gestão seria o de acomodar a bagagem de mão no bagageiro de um avião. É interessante observar como pessoas que aparentam até certa intimidade com o fato de viajar, enfrentam tanta dificuldade em relacionar coisas tão simples como volume de bagagem e espaço disponível.

Menção especial merecem os que viajam acompanhados por violões e todo tipo de instrumentos musicais, bicicletas ou pranchas de surfe e outros equipamentos para a pratica esportiva. Quando consegue passar com este tipo de artefatos como sendo bagagem de mão a confusão esta garantida.

Restaurantes.

 A ma qualidade do serviço em bares e restaurantes é uma constante em quase todos os países. Quando um restaurante oferece um bom serviço a noticia se espalha com rapidez e o lugar adquire rapidamente notoriedade.

Em viagens longas é comum que percamos a noção do tempo e atravessar diversos fusos horários ajuda ainda mais a que não tenhamos muito claro se esta na hora do almoço ou do jantar. Um restaurante que tenha horários um pouco mais flexíveis é sempre bem apreciado.

Ao chegar num restaurante recentemente, perguntei a que hora poderia jantar. A resposta de um dos garçons que estava concentrado arrumando as mesas, foi:

- O restaurante abre as 7:00 as 11:00 da noite. Nos jantamos as 8:30.

Eu respondi:

- Muito obrigado, voltarei as 9:00.

O garçom amabilíssimo me respondeu:

- NOS jantamos as 8:30 e comemos muito, acabamos com quase tudo. Seria bom que você viesse jantar mais cedo.

Agradeci a dica e fui jantar antes das 7:30. Antes que a comida acabasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...