15 de janeiro de 2013

Anotações de viagem [4]



Restaurantes

Entrei num restaurante praticamente vazio, um único cliente sentado num canto bebericava uma xícara de café. Sentei numa mesa e esperei que o garçom aparecesse para tomar o meu pedido. Depois de mais de quinze minutos sem que ninguém aparecesse comecei a ficar irritado. Perguntei ao solitário ocupante da outra mesa, como ele tinha conseguido o seu café.

Ele me respondeu sem imutar-se, nem parecer constrangido:

- Eu sou o garçom.

Aeroportos

Hoje é normal que passemos mais tempo no aeroporto que voando. Os aeroportos tem se convertido em espaços hostis. Há sempre mais gente da que cabe. Grupos de gente de todas as idades, cores e tamanhos deslocam-se indo ou voltando, alguns correndo esbaforidos, outros passeando lentamente, como se tivessem, e provavelmente tenham, todo o tempo do mundo entre uma e outra conexão.

Os aeroportos são hoje espaços muito mais democráticos do que já foram no passado. E a verdade é que se você forma parte do seleto grupo que dispõe de um cartão de milhagem ouro, ou de um infinitum ou principalmente viajou tanto durante os últimos 12 meses que se fez merecedor de um cartão diamante da “global galaxie” achará que os aeroportos são espaços muito bem equipados e que além de bebidas e comidas grátis oferecem outras comodidades interessantes e acredite que este é um serviço disponível a todos. É bom ter claro que não é.

Companheiro de viagem

Companheiro de viagem não se refere a aquela pessoa que viaja com você, que compartilhará toda a sua aventura. Companheiro de viagem é aquela pessoa que ocupa o assento ao seu lado numa viagem. Digamos que você tenha o assento 14 A, o seu companheiro de viagem é quem esta sentado no 14 B.

O companheiro de viagem é aquele/a que tem a capacidade de fazer que a sua viagem seja mais ou menos incomoda. A palavra conforto foi abolida do dicionário dos viajantes já faz algumas décadas, quando a classe turista passou a ter os seus assentos construídos utilizando as mesmas medidas ergonômicas de uma lata de sardinhas.

Se tiver a sorte ou o azar de ser sorteado com um companheiro de viagem que responda a algum dos critérios seguintes, a sua viagem tem tudo para ser um inferno.

1.- O desastrado/a – E aquele que deixa cair tudo, quando chega a comida, consegue derrubar o copo de suco de laranja sobre você e ficará com a calça molhada e gosmenta durante as próximas 10 horas de voo.

2.- O carente – que puxa constantemente conversa e você não tem certeza se não se trata de um agente disfarçado de algum serviço secreto, porque insiste em querer saber tudo sobre a sua vida, sua viagem e sua família. Um livro pode servir para se proteger deste tipo de companheiro de viagem. Os bons conseguirão facilmente burlar a proteção que o livro oferece e importunarão você durante toda a viagem.

3.- De mudança – É aquele/a que não tendo conseguido colocar toda sua bagagem de mão no compartimento superior ainda coloca suas “outras” bagagens no meio das pernas, em baixo do assento, ao lado e em todo e qualquer canto disponível. Acrescente a isso que constantemente busca alguma pacotinho que ficou numa das bagagens, em geral o pacotinho estará sempre no ultimo lugar que ele/a procure. A viagem ficará um autentico inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...