21 de outubro de 2012

Tem solução?


Uma das seções do jornal A Noticia que nunca deixo de ler é a “Tem solução?” A estrutura da seção é simples, os leitores enviam ao jornal fotografias de situações do quotidiano urbano em que é necessária uma solução. O jornal depois de recebidas as imagens faz contato com o responsável ou responsáveis pela situação na administração municipal e publica a imagem, o questionamento e a resposta do órgão público.

Se vistas uma a uma as imagens não tem um peso significativo, nada que possa abalar a imagem de nenhum governo ou de nenhum administrador, mas o seu impacto um dia após outro é devastador. Hoje é uma boca de lobo, uma lixeira quebrada, um ponto de ônibus quebrado, um canteiro sem flores, uma arvore morta. um banco quebrado ou um parquinho que oferece perigo. São imagens do nosso quotidiano urbano. Vistas e retratadas pelo olhar do cidadão, do contribuinte, nesta época é bom lembrar também do olhar do eleitor.

O “Tem solução?” permite que o cidadão se manifeste. Na maioria dos casos o leitor informa que já procurou os órgão competentes, que já fez a denuncia na prefeitura, na secretaria regional, na Fundema, na Conurb, em qualquer um dos órgãos que tem a responsabilidade de zelar pela cidade e de atender ao munícipe. A sensação é que sem ter sido atendidos ou sem ter recebido uma resposta convincente e principalmente sem ter o problema resolvido o “Tem solução?” é a sua ultima esperança. Já não há mais a preocupação com que se resolva o problema e sim com que os outros saibam que o problema existe e permanece sem resposta.

Na outra ponta as respostas dos administradores que parecem responder a um roteiro pré-estabelecido. Em geral alegam que não tinham conhecimento do problema, enviarão alguém para poder se informar. Outras vezes a resposta é que a obra, o reparo, o conserto já esta na programação. Faltam materiais, será feita uma licitação, exige a ação coordenada de outros órgão municipais e outras respostas do gênero. Em alguns casos a resposta é precisa o problema será resolvido nos próximos dias, ou até final do mês. Nem dizer que passados 30, 60 ou 90 dias tudo continua igual e nada foi feito.

Um estudo de cada um dos casos do “Tem solução?” mostra muito mais que a inoperância e a incompetência da administração pública para resolver problemas menores que são comuns no quotidiano de qualquer cidade. O jornal ao dar voz e vez ao munícipe expõe com crueza o descaso com que o cidadão é tratado pela administração pública. A sensação é que há por parte do poder público uma ação deliberada para fazer que o cidadão se canse, desista de reclamar e deixe de importunar. O “Tem solução?” é a prova diária que o leitor / Eleitor / Cidadão tem vez e deve ser ouvido e respeitado.  

Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...