6 de outubro de 2012

As bicicletas de aluguel


Faz poucos dias Ely Diniz escreveu, no jornal A Noticia, sobre a boa experiência que foi a iniciativa do Banco Itau de disponibilizar bicicletas gratuitamente durante o Festival de Dança em Joinville. A maioria gostou da ideia e a cidade por uns dias ficou mais bonita, mais sustentável e melhorou a sua mobilidade, o melhor de tudo é que não representou nenhum custo para a população.

Agora começa a ser divulgado que até o final de ano, e bom frisar também o final desta administração será aberta uma licitação para contratar o serviço de bicicletas de aluguel. É provável que esta iniciativa seja o resultado da viagem que faz um ano o prefeito Carlito Merss fez a Europa, especialmente a Paris e Barcelona, entre outras cidades, para conhecer o funcionamento deste serviço lá, depois de detalhados estudos e projetos Joinville esta preparada para receber esta alternativa de transporte.

Implantar um serviço de aluguel de bicicletas não é novo, no Brasil, muitas cidades com maior ou menor sucesso já o tem implantado, sem ir muito longe Blumenau foi pioneira aqui em Santa Catarina, com resultados pouco empolgantes. Provavelmente teria sido mais interessante visitar e conhecer os exemplos locais e avaliar o que tem funcionado e o que não e principalmente o por quê?

A menos que em Joinville exista alguma lei bizarra que proíba o aluguel de bicicletas, que ninguém deveria se surpreender que possa existir, para que este serviço só possa ser explorado comercialmente pela empresa que ganhe a licitação, a impressão é que se fosse economicamente viável alguém já teria tomado a iniciativa de propor este serviço. O projeto que tem sido divulgado é verdade que ainda de forma parcial e truncada, cita bicicletarios junto aos terminais, cria obrigações e exige investimentos ao operador do sistema que serão incluídas no preço do aluguel. Antes de ser acusado de pessimista e pé frio, aviso que prefiro o modelo gratuito que funcionou durante o Festival de Dança, acho que se complicamos muito as coisas, e alguns institutos de pesquisa e planejamento são realmente bons nisso de complicar as coisas simples, esta ideia, que era boa, vai ficar só no papel ou no discurso de campanha.

Não deve faltar muito, para que alguém proponha a criação de uma empresa municipal de aluguel de bicicletas, com presidente, três diretores e dezenas de funcionários para administrar este serviço. Há projetos guardados em gavetas do paço municipal que propõem em nome da saúde pública e do Código de Defesa do Consumidor que se faça uma licitação para montar uma rede municipal de vendedores de pipoca,  (Pipocaville) que terão seus carinhos padronizados, usariam uniforme nas cores do partido que esteja no governo e comprariam o milho pipoca diretamente dos leilões promovidos pela CONAB ( Companhia Nacional de Abastecimento) ou dos assentamentos administrados pelo MST (Movimento Sem Terra).

Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...