23 de julho de 2011

Aumento do numero de vereadores

Publicado no Jornal A Noticia

Visão distorcida

Volta à pauta a discussão sobre o número de vereadores. O debate está, a meu ver, com foco errado. O número nem deveria estar sendo discutido. É questão de proporção. É legal e democrático: aumenta a população, aumenta o número de representantes no Legislativo.

O problema que os defensores da contenção de gastos públicos não estão enxergando é o valor do repasse da Prefeitura à Câmara. Apesar de Joinville ter reduzido de 6% para 4,5% da receita líquida, o valor repassado pela Prefeitura à Câmara ainda é alto. É um montante tão elevado que, por mais que os vereadores se esforcem, não conseguem gastar tudo, como comprova a recente devolução de R$ 1,7 milhão dos vereadores.

O repasse não deveria ultrapassar 3%. Dessa forma, não haveria tantos assessores-fantasmas (caso cumprissem horário, ficariam empilhados) e aí sim teriam mais respeito com o dinheiro público. As entidades defensoras desse princípio deveriam voltar os olhos para o repasse e não para o número. Senão, a sociedade estará perpetuando a farra de poucos com o dinheiro de todos.

Renni A. Schoenberger

Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...