13 de julho de 2011

Observatorio Social


Observatório Social


A iniciativa de constituir o Observatório Social lembra outra, também vencedora que constituiu a AMARIBO liderada, entre outros, por Antoninho Marmo Trevisan para defender a sua Ribeirão Bonito. A disposição da sociedade para contribuir com o seu conhecimento e experiência para reduzir o gasto publico, melhorar a transparência das compras publicas e reduzir o desperdício. O mérito do Observatório Social é de todos os que decidiram se somar a iniciativa, mesmo chamando a atenção ausências significativas, a força vem do compromisso e da credibilidade das instituições que o idealizaram e dão suporte.


O bom senso e a pratica mostram que quanto mais a sociedade se envolva e acompanhe a gestão publica, melhor será o resultado. Lembro nas reuniões do Orçamento Participativo as valiosas contribuições de uma delegada, calejada na luta das APPs (Associações de Pais e Professores) que não entendia porque o saco de cimento, a tinta, os pregos, as torneiras ou os tijolos que a prefeitura comprava através de licitação custavam mais, as vezes muito mais, que o que ela pagava na mesma loja de material de construção.


Acompanhar as licitações é um inicio, os passos seguintes devem ser fiscalizar efetivamente a qualidade dos materiais, o exato cumprimento das especificações técnicas e dos quantitativos orçados. Quanto maior a transparência da administração municipal, menores as surpresas que teremos com o resultado das obras publicas. Por citar um caso recente, alguns munícipes, com razão, estão surpreendidos pela qualidade da cerca colocada no projeto do “Novo Paisagismo da Avda. JK”, a falta de informações precisas e inclusive a ausência de um projeto que fosse apresentado e discutido com a sociedade, fez com que em quanto, alguns imaginavam grades, flores e um verdadeiro jardim do Éden, outros já se davam por satisfeitos com bem menos.


As diferenças de percepção e de expectativas podem ser minimizadas com a divulgação e publicidade transparente das obras, dos projetos e dos valores, a apresentação das propostas com a sociedade a quem os serviços públicos devem servir é o melhor caminho para obter o apoio de todos. Sem cair no erro infantil de confundir divulgação com propaganda, que alias, não tem faltado, e que leva as mais das vezes a esperar mais do que recebemos.


O Observatório Social é uma boa proposta que merece ser apoiada, desde já me coloco a disposição para colaborar com a iniciativa e peço o engajamento de todos.


Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...