15 de julho de 2011

Mais vereadores é melhor?


Mais vereadores é melhor?



Emquanto algumas câmaras de vereadores aproveitaram que a sociedade estava aletargada e aprovaram sem muito barulho o aumento do numero de vereadores, outras cidades, entre elas Joinville, optaram por esperar um melhor momento para promover o debate sobre a conveniência ou não de aumentar o numero de vereadores.


Justificativas e argumentos não faltam, e dois se destacam entre muitos, o primeiro o do aumento da representatividade, mais vereadores, implicariam numa maior representatividade, quanto menor o numero de votos necessários para se eleger, entendem os defensores do argumento, maior será a representatividade. Em quanto o sistema eleitoral não estabeleça o voto distrital, nada assegura uma melhor representação da sociedade. Uma maior quantidade de vereadores garante só que teremos mais do mesmo, que já temos hoje, se isto é bom ou ruim cabe aos eleitores decidir. Mas o aumento da representatividade através do aumento da quantidade é só uma falácia, mascarada por complexos coeficientes e distorcido por alianças pontuais e em alguns casos espúrias.


O outro argumento defendido com unhas e dentes pelos que são favoráveis a mais vereadores, se baseia na afirmação que não representará em mais gastos para a sociedade. Confesso que este argumento é o mais risível de todos. Por que crianças de sete anos já sabem que os gastos públicos, sejam eles do legislativo, do executivo ou do judiciário crescem constantemente. Gastos públicos, como cabelos e unhas, precisam ser aparados para evitar que se convertam em farpas e nos deixem com o aspecto de náufragos recém resgatados, depois de vagar por meses e anos pelo oceano. Claro que não tem nem cabeleireiro, nem manicuro que de jeito nestes gastos públicos e eles crescem e se desenvolvem sem controle.


O interessante da lógica é que se 25 vereadores gastarão a mesma coisa que 19, o que eu duvido muito, hoje os nossos vereadores gastam muito. O que deveria ser objeto de reflexão e analise por parte da sociedade. Se aonde hoje tem 19 vereadores que não estão economizando nada, cabem ainda 25 mais, é porque tem muita gordura para queimar. E esta gordura são recursos que deixam de estar disponíveis para a sociedade, Só nos últimos 6 anos as despesas da Câmara de vereadores, sem nenhum vereador adicional cresceram 57%, já pensou com 25 vereadores?


Publicado no jornal A Noticia de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...