30 de julho de 2011

Um parque para Joinville

No jornal A Noticia um texto que reforça a necessidade que Joinville tem de um parque de verdade


Um Central Park em Joinville, por Humberto Thormann Bez Batti*


Que é notório que a maior cidade do Estado de Santa Catarina não tem nenhum parque para lazer da população, todo mundo sabe... Que passa governo, entra governo, todos prometem milhões de parques: estamos cansados... Todas as cidades desenvolvidas têm um parque para lazer da sua população: Curitiba com dezenas deles, Porto Alegre com a Redenção, Marinha do Brasil e Parcão; Jaraguá com o parque da Malwee. E nós?

Sugiro uma opção de parque central, arborizado, com amplo estacionamento, prédios para oficinas culturais. E se ele já estiver pronto não seria fantástico? Se ele fosse “à prova de maracutaias e comissões milionárias” não seria perfeito?

A ideia é simples, muito simples, está na frente de todos nós. Sugiro transformar o terreno do 62º Batalhão de Infantaria do Exército no Central Park de Joinville. O terreno é central, enorme, arborizado, com estacionamento para muitos carros, inúmeros prédios que podem ser usados para oficinas, aulas e cursos. Por que não fazer uma parceria com o Exército, governo federal, Ministério da Cultura e Esporte e Prefeitura? Compensar economicamente o Exército pelo terreno, podendo adquirir uma área gigante em Pirabeiraba, construindo um moderno centro de treinamentos, área para exercícios de tiro fora do perímetro urbano (transferir o estande de tiro do Exército da rua Marquês de Olinda para uma zona mais afastada seria muito prudente). Os oficiais teriam suas casas antigas e pequenas ao redor do batalhão atual trocadas por modernas residências e um clube de lazer no novo Batalhão.

A Prefeitura pode economizar milhões dos aluguéis dos prédios das secretarias municipais, transferindo-as para as edificações do batalhão. Crianças irão crescer fazendo atividades esportivas; adultos poderão cuidar de sua saúde deixando de ser sedentários. As gerações atuais e futuras serão sempre gratas ao Exército Brasileiro. Se o que falta é vontade política, está na hora de desenvolvermos cidadania e cobrarmos de nossos governantes o que deveria ser uma preocupação nata deles. Proponho iniciarmos a campanha “Um Central Park em Joinville”.

A cidade que mais contribui com impostos neste Estado não merece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...