28 de julho de 2011

+ de 100 motivos


+ de 100 motivos


Joinville é uma cidade única, diferente de quaisquer outra, com identidade e vida própria. São vários os motivos que fazem desta Joinville uma cidade especial.


Empadas do Jerke. O morro do Boa Vista. Stammtisch do Zeppa. Rio Cubatão. Festival de Dança. Strudel da XV. Estrada Bonita. Pastel de palmito com camarão. O canto do sabia. Enxaimel. Apolinário Ternes. Sambaquis. Marreco com repolho roxo. Estação ferroviária. Ficar feliz que o melhor parque da cidade seja uma calçada. Caranguejo do Janga. Cascata do Pirai. Terminal urbano no centro. Concertos do 62 BI. Cemitério do Imigrante. A maior festa ser a Festa das Flores. Pirabeiraba. Circolo Italiano. Juarez Machado. A corporação de Bombeiros voluntários mais antiga do Brasil. Serra Dona Francisca. Rollmops. Torcer pelo Caxias. Museu Nacional de Colonização. Ova de tainha. Carlos Ficker. Chuva grossa. Associativismo. Escola do Bale Bolshoi. Solidariedade. Maracujá Joinville. Maior cidade do estado.


Schmier. Capital do Voluntariado. Festa da Solidariedade. Universo das Crianças. Ciclistas. Jardim da Prefeitura. Rua das Palmeiras. Hotel Trocadero. Canteiro de Antúrio no quintal da casa. Chuva. Escola Técnica Tupy. Baia da Babitonga. Maré. Fazer do poupar uma virtude. Morro do Finder. Palmito. O campo do América. Empadão. Calor insuportável no verão. Fritz Alt. Reclamar da chuva. Sentir falta da chuva depois de uma semana de sol. Bicicleta. Mario Avancini. Sem prazo para ter uma biblioteca decente. Fazer a festa de aniversário na garagem de casa. Lembrar da cerveja Antarctica de Joinville e falar dela, mesmo quem nunca a experimentou. Praça dos Suíços. Torcer pelo JEC. Trovoada de verão depois de um dia quente e abafado. Pão com melado. Flores. Sociedade Cultural Alemã. Serra do Mar. Expogestão. Orgulho de ser joinvilense, mesmo tendo nascido longe daqui. Dona Francisca.


Jacatirão em flor. Transito. Centreventos. A Noticia. Reformar as obras públicas antes que fiquem prontas. Espuma de melado. Pão preto. Krentze. Chuva fina. Pais sem um lugar para levar os filhos pequenos para brincar. Lembrar do prefeito Wittich Freitag quase 20 anos depois da sua gestão, como um dos melhores prefeitos que Joinville já teve. Barca Colon. François Ferdinand Phillipe, Príncipe de Joinville. Farmácia Minancora. Cuca de banana. Quiriri. Chuva fina. Univille. A maior associação de microempresários do Brasil. Trabalho. Prazer em fazer bem feito. Hospitaleira e aberta.


Publicado no Jornal A Noticia de Joinville SC

8 comentários:

  1. Leve e divertido este artigo. Só faltou lembrar das belíssimas mulheres desta terra e da animadas petisqueiras e seus deliciosos caranguejos. rsrsrs Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal Jordi...mas fiquei em dúvida: "que faz de Joinville uma cidade especial". Especial é pq é bom ou pq é diferente? Tanta Chuva não é bom não, o Centreventos é um mico, ...e hospitaleira e aberta...hum...há controvérsias. No mais, legal a ideia!

    ResponderExcluir
  3. Miguel,
    "especial" não quer dizer que seja só bom, são coisas que fazem parte da identidade única desta cidade, não são só elogios, também há coisas que não são tão boas.
    Tudo junto forma parte da nossa identidade joinvilense.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. E pão com banha? Concordo com Ruy, leve e divertida a crônica. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Jordi,

    Gostaria de dizer que sou assídua leitora de suas colunas semanais, mais precisamente, às segundas-feiras.

    A "MAIS DE 100 MOTIVOS" publicada na última segunda foi um refresco para a nossa memória... para nós que somos joinvilenses natos foi muito legal reviver e continuar vivendo as memórias das coisas boas de nossa querida Joinville.

    Fiquei particularmente muito feliz pela lembrança do meu pai, depois de quase 20 anos, "como um dos melhores prefeitos que Joinville já teve", segundo tuas palavras.

    Continue nessa jornada que faz tão bem a todos seus leitores, pois são poucas as pessoas que tem o dom de escrever de uma maneira tão gostosa. PARABÉNS!!!

    Um forte abraço,

    Lívia

    ResponderExcluir
  6. Caro Jordi,

    achei sua crônica sobre os 100 motivos especiais da nossa Joinville o máximo. e muito criativa. Estar na relação não apenas me emocionou, encheu o meu 'ego' para o resto do mês, ou do ano.

    Grande abraço
    do Apolinário

    ResponderExcluir
  7. Faz muito tempo que eu não me divirto tanto ao ler um texto no AN.

    Muuito bom!

    ResponderExcluir
  8. Nelci Terezinha Seibelquinta-feira, agosto 18, 2011

    Bom Dia Jordi,
    Em nome do presidente da Sociedade Cultural Alemã de Joinville, Dr. Carlos Adauto Virmond Vieira e de toda diretoria, envio agradecimentos pela menção da Sociedade em sua coluna de 8.8.11, "Mais de 100 motivos". Ficamos felizes com a lembrança, porque temos atividades de grande interesse no sentido de preservação da cultura alemã em Joinville, tais como o Domingo Musical todo 1o domingo do mês e os grupos de conversação em alemão, todas as segundas e terças-feiras no final da tarde, que já renderam grupos na Sociedade Cultural Lírica e Sociedade Rio da Prata. Além disso, na data do aniversário da SCAJ, em 3 de outubro, constumamos homenagear três personalidades joinvilenses que fizeram ou fazem algo pela preservação da cultura alemã. A solenidade de homenagem este ano será no dia 5 de outubro, no Salão Tigre da ACIJ e considere-se desde já convidado.
    Atenciosamente,
    Nelci Terezinha Seibel
    Diretora de Comunicação da SCAJ

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...