18 de abril de 2011

A gestão anterior

A gestão anterior


Esta sacada da “gestão anterior” é coisa de gênio, reconheço que se eu tivesse conhecido esta justificativa antes na minha vida, teria tirado partido muitas vezes. Achar alguém para culpar de tudo o que este errado o que não funcione ou que quebrou é o sonho de consumo de quaisquer um. Em Joinville é usada varias vezes por dia, para justificar tudo e qualquer coisa. Tem quem acha que as chuvas são culpa também da gestão anterior.


Falta dinheiro no caixa, a culpa é da gestão anterior. Faltam leitos hospitalares ou médicos no PA, a culpa só pode ser da gestão anterior. Foi a gestão anterior quem não negociou bem os parques do Fonplata e com certeza ninguém mais poderá ser responsabilizado do problema do transito que a gestão anterior. O mais engraçado é que muitos que utilizam desta justificativa, esquecem que eles próprios formavam parte daquela mesma gestão anterior.


Acreditar que todos os problemas que enfrentamos têm origem na gestão anterior é cômodo porque nos desobriga de agir. Acreditamos piamente que a sociedade nos acompanha nesta fantasia, que podemos impunemente responsabilizar a gestão anterior por tudo de ruim que acontece. Em alguns casos o conceito de gestão anterior, pode voltar no tempo e não ser só impessoal, também passa a ser atemporal. A culpa das enchentes em Joinville é dos colonizadores, que escolheram mal o local, os colonizadores, neste caso é sinônimo de gestão anterior.


Gostei tanto da idéia que tentei sem sucesso incorpora-la ao meu quotidiano, se o final do mês chega bem depois do final do orçamento, tento explicar a minha mulher que o problema é da gestão anterior. Se o almoço não ficou como previsto, a culpa é da gestão anterior. Evidentemente ela não, só não acredita como me olha com a expressão que reservamos aos idiotas e ignaros. É difícil convencê-la que tudo o que não funciona adequadamente é culpa da dita gestão anterior. Ela que é muito esperta, nunca acreditou nesta justificativa e me lembra que esta é a nossa gestão e ela que tem que dar conta do recado.


A cantilena de que a culpa de tudo é da gestão anterior, não esta funcionando nada bem aqui em casa, e não entendo porque tem gente que acha que depois de dois anos, possa funcionar em outros lugares. As pessoas e minha mulher não é diferente, acham que devemos deixar de culpar os outros, inventar desculpas e resolver os problemas pelos que somos responsáveis. Estou começando a achar que ela esta certa e que a gestão anterior não serve para justificar a inoperância e a incompetência.


Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...