1 de abril de 2011

Criticas e elogios

Criticas e elogios


Devemos evitar elogiar, quando não é possível também criticar. O elogio se converteria em pura adulação, em alago vazio e perderia credibilidade. O governo municipal merece ser elogiado, pelo estoicismo com que encaixa as criticas e pelo ascetismo com que se refere aos seus críticos. Olhando a sociedade desde a superioridade dos, que na sua virtude, levitam sobre as coisas e as pessoas.


Dois logros devem desde já ser creditados a conta desta gestão municipal, o primeiro, o foco no saneamento básico, mesmo a maioria dos projetos e obras sendo concebidos na gestão anterior da Companhia Águas de Joinville devemos reconhecer que neste caso houve continuidade nos projetos. A AMAE ainda ajuda a garantir que os bons projetos tenham continuidade e que água e esgoto sejam tratados com uma visão estratégica, sem o imediatismo com que se tratam em geral as coisas publicas. Mesmo que na sua campanha falasse de 70 % de tratamento de esgoto e agora acene com 52%, se conseguir a metade disto, será um êxito para Joinville, porque duplicará a situação encontrada em 2008.


O segundo êxito rotundo deste governo foi o de fazer que os joinvilenses passem a se interessar mais pela cidade. Não tem roda, conversa ou encontro em que a cidade, a sua gestão, o seu planejamento, o seu futuro não sejam o tema principal. Frente à alienação de faz pouco tempo, o joinvilense mudou muito, questiona, participa e se manifesta. A internet e as redes sociais democratizaram a informação e a fizeram mais difícil de controlar. Um dos grandes indicadores desta mudança de atitude e de comportamento é a seção de cartas dos nossos jornais. As pessoas perderam o medo de se expor. Hoje é fácil encontrar lado a lado, na mesma pagina do jornal criticas e elogios ao governo municipal, algo impensável poucos anos atrás. É verdade que ainda há muitas criticas, e que na medida em que o governo comece a acertar e a fazer, os elogios deveram aparecer.


A próxima campanha eleitoral será mais disputada, o nível de interesse do eleitor será maior e o nível de participação a traves das redes sociais e dos espaços de dialogo público exigirá dos candidatos uma postura muito mais clara, sincera e coerente. Promessas difíceis de cumprir serão mais facilmente desmascaradas, por uma sociedade que esta de olhos bem abertos e aprendeu a calcular o custo e o preço da escolha política.

Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...