24 de maio de 2010

EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança


EIV


Chegou ao conhecimento deste blog um texto apócrifo, gerado no IPPUJ que discorre sobre o EIV ( Estudo de Impacto de Vizinhança) o documento, deveria a luz da transparência e da democracia que o IPPUJ tanto propala e tão pouco pratica, ser divulgado a todos os membros das Câmaras que compõem o Conselho da Cidade e a sociedade de uma forma geral.


Estranha e preocupa a visão que o IPPUJ cultiva e divulga, em que assume o papel de dono da razão e da verdade, senhor do conhecimento e da luz. No caso do EIV, dois erros graves estão sendo cometidos, o primeiro o de não priorizar os interesses dos vizinhos, os primeiros afetados pelo impacto de qualquer empreendimento, o conceito de vizinhança entranha uma proximidade física e territorial. O IPPUJ confunde os interesses da cidade, que cada vez mais são diferentes dos interesses dos cidadãos. As pessoas têm perdido o medo de manifestar-se abertamente contra projetos e propostas amalucadas, que não tem resposta na sociedade e não atendem a demandas precisas e parecem mais fruto de devaneios inconsistentes.


O segundo erro é o de insistir em apresentar pratos prontos, minutas elaboradas e quase sempre preparadas para serem referendadas pelos conselheiros, premidos por uma pressa, que tem origem no trabalho lento e desorganizado dos técnicos, que só dispõem de meio expediente para cumprir as suas responsabilidades.


Apresentar para discussão com a sociedade textos concluídos, para centrar o debate nos pontos, vírgulas e miudezas é a estratégia que o IPPUJ insiste com estulta persistência em impor. Evitando debater conceitos e idéias, que sejam diferentes que as que já tem preconcebidas. Angustia ver a cara de cansaço, dos técnicos quando algum membro da sociedade propõe quaisquer alterações, complementação ou melhoria na redação dos textos que se encaminham. A falta de uma discussão conceitual previa, compromete a qualidade do resultado e o açodamento da pressa com que são tratados os temas de maior importância, não ajuda a melhorar o resultado. Ao contrario acirra os ânimos daqueles que dedicam voluntariamente o seu tempo a construir uma cidade melhor.

Um comentário:

  1. Os seres IPUJIANOS são donos do saber e viajam na velocidade da luz em direção contraria as vontades da sociedade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...