29 de maio de 2010

Portal no AN de domingo

O Arquiteto Norberto Sganzerla, que já foi presidente do IPPUJ, apresenta alternativas a linha de pensamento dominante no município. As propostas tem duas características que as fazem, lamentavelmente, alternativas pouco prováveis de ser implementadas.

Primeiro são fáceis de implementar e segundo não envolvem recursos significativos. Ainda e mais importante permitiriam no caso da BR 101 ser custeadas com recursos federais aos que o prefeito Carlito Merss deve ter acesso com facilidade.

  • SUGESTÕES PARA O TRÂNSITO

    “Gostaria de saber qual o movimento do comércio entre as 9 horas e 10 horas. Será que neste horário o custo das lojas se paga? Para que esta correria das 7 horas às 8 horas se depois as pessoas ficam horas ociosas em seus postos. Por que o comércio não abre às 11 horas como em Barcelona? Ninguém ousa responder. Poderíamos fazer as compras à noite passeando com a família, não seria bom? O horário diferenciado tornou Barcelona o maior fenômeno em animação urbana da Europa.”

  • “Já está pronto”

    “Quanto ao eixão de que se fala tanto, ligação da UFSC ao aeroporto: ele existe e está pronto, chama-se BR-101, no entanto, pouco se vê cobranças da sociedade organizada na ANTT para que a Autopista torne o trecho urbano mais seguro, com investimentos em marginais, passarelas, ciclovias, iluminação de elevados. Por que o novo shopping não abre às 10h15 para fechar as 22h15 e evitar coincidência de horário com a saída da Univille? Os tempos exigem mais criatividade na gestão, sob todos os aspectos, e certamente que temos que compreender estes fenômenos para nos adaptarmos aos novos tempos.”

2 comentários:

  1. Propostas pertinentes, porém segundo o discurso dos vencedores no campo futebol que é a cidade, apenas mais uma proposta perdedora.
    Os atuais planejadores(os mesmos de varios governos)desqualificam qualquer proposta que não sejam as propostas por eles.

    ResponderExcluir
  2. Lógica e pertinente, mas é bom trafegar pela BR 101 para ver que este trajeto já esta sendo utilizado por muitos joinvillenses no seu deslocamento interno. É só sair pela BR 101 na parte da manhã e no final da tarde para conferir, especialmente pra aaqueles que se deslocam rumo a zona Norte. O eixo da BR 101 tem esta facilidade sem que estejam implantadas as marginais, porém a rodobia está se esgotando. O Norberto não apenas está certo como deveria, ao nível de sua função, agir no sentido desta idéia já que a SDR cabem as ações na região. É bom lembrar que no Governo do LHS nenhum metro de rodovia foi duplicada em SC por ação do Governo Estadual. Nem a 280, 470, 282, 430 e tantas outras que mereciam prioridade. O trecho Sul da BR 101 se arrasta e só deverá ter algumas partes liberadas este ano, pois a Dilma vem aqui fazer sua campanha, é claro! Vão fazer o que fizeram na 282, cada governo inaugura-se uns míseros metros. A Autopista Litoral Sul não fará nenhum metro a mais de marginais pois a concessão não gera esta obrigação por aqui. Com a palavra o Prefeito Carlito, Governador Pavan, DNIT, SDR, Senadora Ideli, Deputados Vieira, Mauro Mariani e o comandante mor da barca Joinville, Luiz Henrique.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...