30 de maio de 2010

Os súditos da rainha são gente curiosa


Para um brasileiro a compreensão de alguns valores e atitudes de outras latitudes é complexa.

David Laws, Ministro do Tesouro britânico renunciou apos denuncia sobre gastos pessoais. O motivo da renuncia é que o ministro responsável pelo orçamento tinha solicitado ao longo de 9 anos, em que foi deputado, o reembolso dos gastos de aluguel, no valor de 40.000 libras pouco mais de U$ 57.000, por dois quartos na residência de quem hoje é seu amante. Mesmo que na epoca oficialmente eles não formavam um casal estável, a lei não permite aos deputados alugar de familiares e o reembolso dos gastos é considerado irregular.

Mais ainda quando o deputado Laws, no cargo de Ministro do Tesouro, é o responsável pelo orçamento e os gastos do governo. Não esta previsto que pessoas que não tenham uma moral ilibada possam exercer cargo tão importante.

São varios os pontos a considerar:

1.- Primeiro o valor, que para os nossos padrões locais de gastos e reembolsos para deputados federais é baixo. Este valor aqui representa a ajuda de custo de um ano ou pouco mais.

2.- O fato que um deputado possa sublocar dois quartos. Aqui os que optam por não utilizar o apartamento a que tem direito, alugam suites em hoteis e flats da capital.

3.- Que a sua condição de homossexual, não seja objeto de discussão, se fosse por aqui os titulares seriam outros, bem diferentes. La o grave é o mau uso de recursos públicos, aqui os valores éticos e morais são outros.

4.- Que ele próprio encaminhe ao Comissão de Ética do Parlamento o caso para julgamento, sem esperar que o seu partido ou outro partido o faça.

5.- Que reconheça publicamente a culpa, se comprometa a pagar e renuncie, sem esperar o julgamento. Não é o modelo a que temos nos acostumado por aqui. Em que ministros e deputados tem se especializado em por cara de paisagem, quando "pegos no flagra"

Definitivamente estes britânicos são uma gente estranha. O jornal A Noticia publica a matéria completa.

Situações mais graves tem desdobramentos bem diferentes por estes bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...