25 de maio de 2010

Protocolo de Manchester (*)


Protocolo de Manchester

Anos atrás Joinville recebeu a denominação de Manchester Catarinense, em homenagem a sua pujança, pode ser que hoje o nome tenha perdido um pouco o sentido de prospero desenvolvimento industrial que já teve naquela época. A implantação por parte da Secretaria Municipal de Saúde do chamado Protocolo de Manchester, traz a tona o nome da cidade inglesa de novo.

A idéia de melhorar a eficiência da saúde, com a implantação de procedimentos que estabelecem critérios de atendimento pela gravidade e não pela ordem de chegada, é tão obvio e lógico, que quaisquer um se surpreende ao saber que não era utilizado antes. Precisou ser desenvolvido um protocolo, para que algo tão simples comece a ser implantado, para melhorar o atendimento aos joinvilenses. Parabéns pela iniciativa.

Agora o importante é que o Protocolo de Manchester, possa ser incorporado quanto antes em todos os níveis e âmbitos da administração publica, o principio de que as coisas graves e urgentes devem ser tratadas com prioridade absoluta e que os temas menos importantes e secundários podem e devem esperar, não por obvia parece fácil de ser compreendida. Se na saúde, demorou anos em ser implantado, imaginemos quantos lustros levará para chegar aos demais setores da prefeitura municipal. Quanta dificuldade não enfrentará o administrador que assuma uma empreitada deste quilate.

Para aplicar os princípios do protocolo de Manchester, precisaremos poder contar com uma equipe, que analise, planeje e execute cada uma das atividades que conformam o tecido e a estrutura da cidade, a partir de critérios de eficiência e eficácia claros e objetivos. Esquecendo os critérios exclusivamente políticos, de compadrio ou de pirotecnia.

Vamos enfeitar Joinville, com milhares de fitas coloridas, que estabeleçam os princípios e as prioridades que devem ser abordadas em primeiro lugar. Saúde, vermelho, Duplicação da Dona Francisca, vermelho, Parques e praças, laranja, Novo Teatro, azul. Os temas mais graves e mais urgentes primeiro, os menos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...