22 de maio de 2010

A internet como ferramenta


Internet é espaço para debater soluções para metrópoles

Daniel Annenberg
De São Paulo

Tenho falado algumas vezes sobre a necessidade de maior participação da população para resolver os problemas diários das grandes metrópoles.

Continuo acreditando que uma das únicas formas de resolver os problemas cotidianos que todos nós temos (desde tapar os buracos das ruas até multar aquele estabelecimento que estimula barulhos após o horário permitido), é, em vez de ficarmos só reclamando (o que todos nós fazemos algumas vezes), participarmos de algum tipo de ação que possa cobrar, acompanhar e ajudar na resolução dos problemas.

Apesar da responsabilidade por resolver grande parte destes problemas ser do Poder Público Municipal, o cidadão tem, cada vez mais, se interessado em participar e em cobrar a resolução destas questões.

Se por um lado os cidadãos estão cada vez mais cansados de promessas públicas, cansados de discussões ideológicas, ao mesmo tempo, a necessidade e a vontade de participar de ações que sejam efetivas e que mostrem a viabilidade de ser resolver rapidamente e sem burocracia problemas cotidianos e que atrapalham o nosso dia-a-dia é cada vez maior.

Com a crescente importância da Internet na vida das pessoas, esta participação tem ocorrido de uma forma simples e direta por este moderno meio de comunicação.

E aliando a "ferramenta" com a idéia de cidadania, percebe-se como pessoas interessadas em resolver os problemas das grandes metrópoles tem se utilizado da Internet e de portais para debater propostas, encontrar soluções e até achar novas formas de cobrar o Poder Público...

Um dos portais mais interessantes de ser acessado atualmente e que discute todas estas questões é o www.urbanias.com.br.

Como as pessoas estão cada vez com menos tempo e com menos vontade de interagir com os poderes públicos, portais como este acabam suprindo um espaço muito interessante, pois fazem, em última instância, a inter-relação entre o Poder Público e os Cidadãos.

Como dizem os próprios responsáveis pelo Portal, "Urbanias é um portal de cidade e cidadania na Internet. Unindo os mundos virtual e real, disponibilizamos informações de interesse público de forma simples, inovadora e integrada às tecnologias de comunicação e mobilidade que acompanham a vida nas cidades. A nossa proposta é impulsionar o ativismo, provendo mecanismos e ferramentas que facilitam e estimulam o empreendedorismo individual e a melhoria de todos os aspectos relacionados à qualidade de vida na cidade: rotinas dos moradores, trânsito, problemas nos bairros, meio ambiente e vida política, entre outros. Neste espaço público-virtual-real, cidadãos, ONGs, associações, meios acadêmicos, empresas e governo se encontram e se deparam com temas e questões relevantes para reflexão, debate e tomada de decisão coletiva, com o objetivo de encaminhar deliberações ou propostas aos órgãos competentes" .

Outro exemplo, também na Internet, de um espaço onde os cidadãos podem sugerir, reclamar e pressionar o Poder Público para que responda às suas demandas, é o www.sacsp.mamulti.com.

Segundo os próprios idealizadores do sítio, "O SACSP é uma iniciativa que nasceu com o Transparência Hackday promovido pela Esfera na Casa de Cultura Digital em São Paulo. A missão deste site é ajudar os munícipes a fiscalizarem o trabalho público em seus bairros usando a plataforma web. Todos os dados disponibilizados aqui vêm do site da Prefeitura da Cidade de São Paulo. "

E finalmente um outro sítio na internet pesquisado por este colunista foi o "Cidade Democrática", o qual, segundo os próprios idealizadores, é "um espaço na internet para a participação cidadã" (ver www.cidadedemocratica.org.br).

Neste sítio, também através do levantamento de diversos problemas urbanos, vários agentes (cidadãos, poder público, políticos, ongs, etc.) tem um local e uma forma de participação através dos quais podem sugerir propostas para uma cidade melhor.

Nos três exemplos, o objetivo é ajudar a resolver os problemas das grandes cidades (nos dois primeiros casos da cidade de São Paulo) ou pelo menos mostrar de forma fácil e acessível quais são estes problemas. O cidadão participa através do sítio, envia suas queixas e os sítios fazem infográficos, mostram fotos e em alguns casos até encaminham para as Prefeituras as demandas da população.

E pelo jeito estes sítios conseguem, inclusive, criar redes de pessoas e entidades interessadas em resolver os problemas levantados.

É uma nova forma de participação, mais virtual do que presencial, mas que está mais adaptada aos novos tempos.

Não sei se este formato de participação vai resolver os problemas de fato, mas que está "fazendo a cabeça" da nova geração, não tenho dúvida nenhuma.

Por isso, toda força para este pessoal "que vai à luta e mostra o seu valor"!

Daniel Annenberg é administrador público e consultor. Trabalhou no Poupatempo de sua criação até 2006: superintendente durante 7 anos e assessor por 2. Atualmente é sócio-diretor da Res Publica Consultoria em Qualidade & Serviços Públicos.

Fale com Daniel Annenberg: daniel_annenberg@terra.com.br

Um comentário:

  1. Apenas para registrar que uma iniciativa "catarina" também está a disposição dos cidadãos e a serviço da (re)construção de uma Defesa Civil Organizada na Rede Social Arca de Noé em http://arcadenoe.ning.com desde novembro de 2008.

    Já somos 1.336 membros e já recebemos mais de 339 mil visitas. A ideia é construir uma Arca de Noé para cada uma das 5.564 cidades brasileiras visando a mobilização e articulação da sociedade para implantação e implementação dos Núcleos de Defesa Civil (NUDECs) e por meio deles a construção de uma Defesa Civil Organizada.

    Estamos discutindo uma parceria com o pessoal da NOUS Software aí de Joinville para usarmos a plataforma NOUS SOCIAL como ferramenta para suporte à elaboração dos Planos de Contingência e Operações e demais diretrizes.

    Já temos uma versão da Rede Social Arca de Noé para Joinville em http://arcadenoe-89200-000.ning.com

    O convidamos para subir a bordo e nos ajudar na divulgação.

    Abraços,

    Raciel
    ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...