7 de julho de 2013

Umuganda


Presidente Paul Kagame participando do umuganda
Em Ruanda o trabalho comunitário é obrigatório para toda a população. No ultimo sábado de cada mês, das 8:00 as 11:00, o país para literalmente para que todos possam se dedicar ao trabalho comunitário. O ultimo umuganda foi no passado dia 29 de Junho.

Para ajudar a construir o país, estimular os princípios da solidariedade e fortalecer o espírito comunitário se estabeleceu o umunsi w’umuganda que em kyniarwanda o idioma do país, significa “contribuição feita pela comunidade”, que é a forma de designar o dia em que os cidadãos dedicam-se eles mesmos a construir seu país. Pela lei é obrigatória a participação de todo cidadão com idade compreendida entre os 16 e os 65 anos, em trabalho voluntario na sua comunidade. O inicio desta tradição iniciou na época colonial e permanece até hoje.

A participação no umuganda é supervisionada por um líder comunitário, que define os objetivos e os meios para cumprir o trabalho a ser realizado naquele dia. A sua responsabilidade é verificar a efetividade e a eficiência do trabalho realizado pela comunidade e ainda tem a responsabilidade de avaliar com cada grupo o resultado alcançado pelo trabalho realizado. No dia de umuganda o comercio fecha e o transporte público funciona com menor frequência, porque cada cidadão se dedica a realizar o trabalho comunitário na sua rua ou no seu bairro. Em todas as ruas e bairros se vem grupos de 10 a 20 pessoas trabalhando em mutirão. Os trabalhos vão desde cortar a grama, plantar flores, limpar a rua a abrir valas, limpar bocas de lobo ou construir casas para gente humilde. É a comunidade quem define o que será feito e como será feito. Como cada um participa de acordo com a sua capacidade e meios é comum ver médicos e outros profissionais oferecendo também seus serviços de forma gratuita neste dia.

Os benefícios do umuganda não são só econômicos, serve para construir cidadania e fortalecer a coesão social entre pessoas de diferentes origens, níveis sociais e formação acadêmica. Como as autoridades participam também do trabalho na sua condição de cidadãos é um bom momento para que as pessoas possam se aproximar e apresentar pedidos e reivindicações para resolver problemas que afetam a cada comunidade. É comum ver o presidente Paul Kagame armado com uma colher de pedreiro levantar um muro e encontrar ministros roçando a grama e podando os arbustos de algum parque ou praça de Kigali. Neste ultimo sábado de junho o embaixador da China em Ruanda uniu-se a um grupo de moradores de Rusiga, um bairro de Kigali para junto com alguns senadores dar a sua contribuição.


Embaixador chines participando do umuganda em Rusiga, Kigali


Mais que a economia que o umuganda representa para Ruanda o maior beneficio é a geração de capital social que faz deste um dos países que serve hoje de modelo aos seus vizinhos e ao mesmo tempo em que ajuda a superar os traumas do genocídio constrói uma sociedade mais justa e igualitária.


Não sei se o modelo do umuganda serviria para Joinville, mas que seria bom ver alguns dos nossos proeminentes próceres de enxada na mão, isso posso garantir que seria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...