23 de julho de 2013

O essencial é invisível aos olhos

O prédio da antiga prefeitura esta no meu caminho diário, passo na sua frente, como mínimo, duas vezes por dia. Ainda não me acostumei ao seu abandono e ao descaso com que é tratado o nosso patrimônio. Um edifício que foi um ícone na sua época. Representa um modelo arquitetônico com valor histórico e utilizou de técnica construtiva inovadora, esta abandonado as traças e corre riscos pelo seu péssimo estado de conservação. Tem servido de almoxarifado, de escritório provisório para atender contribuintes e até foi proposto para sediar a nossa Hollywood sambaquiana, sem muito sucesso.

O debate sobre a conveniência ou não de grafitar o prédio da antiga prefeitura, desperta opiniões favoráveis e contrarias com intensidade típica de vila de interior. Na verdade o próprio debate ignora o essencial. Saint Exupéry nos lembrava que o essencial é invisível aos olhos. Os nossos olhos há tempo deixaram de enxergar e vagam míopes no cenário de uma Joinville opaca e abandonada a sua sorte. 

O essencial é que o prédio esta abandonado grafita-lo ou não, não tem a menor importância. Os que não enxergam o essencial enxergam só o acessório.   Alguém se preocupa? Até agora ninguém. Se perguntado, o poder público, responderá que não tem recursos. Pode até ser que não tenha recursos, mas como tampouco tem vontade, nem ideias fica bem difícil que o edifício não acabe um dia caindo sobre as cabeças dos guardas ou de algum transeunte desavisado.

Bastou alguém ter a ideia de grafitar a fachada descolorida e suja, para que clamem ao céu os que consideram que o grafite representa uma agressão ao patrimônio. Se clamassem com a mesma intensidade pelo abandono do prédio, se houvesse uma mobilização em jornais, nas redes sociais e nos diferentes coletivos que tem na cultura e na preservação das nossas precárias raízes históricas, até poderia me posicionar de outra forma. Mas não há como concordar por um lado com o abandono e acreditar o discurso da falta de recursos para preservar e discordar de uma intervenção que tem entre outras virtudes a de chamar a atenção para mais uma construção pública que parece, a pesar do seu tamanho e localização, ter desaparecido coberta por um grosso manto de invisibilidade. O essencial é que o poder público é incompetente para preservar o seu patrimônio e ninguém se importa. Só depois que os prédios são interditados ou oferecem risco para as pessoas ai todos lembram.


Em tempo, achei o trabalho dos grafiteiros muito bom, profissional, bem feito. Proponho que a sua próxima intervenção seja na fachada da prefeitura municipal. Ainda que pelo andar da carruagem tenha quem possa achar que uma pichação encaixaria melhor com aquele prédio. O grafite é inovador e alegre demais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...