9 de julho de 2013

E a privacidade?


Ninguém mais acredita que exista nenhuma informação, menos ainda nenhum segredo que possa estar a salvo dos modernos sistemas de espionagem. Hoje é possível comprar, em lojas especializadas, equipamentos e geringonças tecnológicas que permitem registrar e transmitir todo tipo de conversas e imagens, até ontem restritas ao âmbito da intimidade.

Os arapongas amadores e os que fazem disso uma profissão, não são nem aprendizes se comparados a capacidade tecnológica e recursos a que tem acesso grandes corporações e principalmente governos. Nada escapa hoje aos modernos sistemas de escuta telefônica ou de vigilância eletrônica. É um segredo a vozes que não há dados a salvo e que todos podem ser acessados com o conhecimento e os meios adequados. O Brasil tem computadores poderosos como o “T Rex” da Receita Federal e softwares como o “Harpia” que permitem armazenar e processar centenas de milhares de informações simultaneamente ou sistemas como o “Guardião” capaz de gravar escutas telefônicas.

No nível internacional faz já muitos anos que se conhece a existência do sistema Echelon com capacidade de registrar e gravar todo o trafego telefônico do mundo e se esta tecnologia é utilizada pelos serviços secretos ocidentais para bisbilhotar tudo o que se fala no mundo, devemos pressupor que existam outros semelhantes operados por chineses e russos. Toda esta gigantesca capacidade tecnológica fica convertida em nada se comparada ao sistema PRISM operado pela NSA, a secreta organização americana que deixa a outrora poderosa CIA no chinelo e da que tivemos confirmação da sua existência pelo vazamento feito por Edward Snowden, atualmente o inimigo publico numero um.


O que não dá para entender é para que investir tantos milhões se a maioria das pessoas se expõe até muito além do bom senso na rede. Mostram tudo, divulgam tudo e parecem acometidos por ataques violentos de exibicionismo. Parafraseando Andy Warhol, a internet permite que todos tenham seus 15 minutos de fama. Hoje acabamos conhecendo mais intimidades sobre pessoas que nem conhecemos, nem sequer sabemos quem são e não chegam nem ao nível de sub-celebridades de que de algumas pessoas próximas, mas que optaram por preservar um mínimo de privacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...