16 de julho de 2013

Espiões, xeretas e curiosos

É interessante a ideia que alguém possa ter interesse em escutar todas as conversas telefônicas, ler todos os emails e ter acesso a todos os bate-papos do mundo.
A primeira pergunta que me ocorre e a quem poderia interessar tanta bobagem? A maioria das nossas conversas diárias são totalmente intranscedentes, não tem a menor importância estratégica e é difícil imaginar que possam ameaçar a segurança nacional de algum país por menor que fosse.

Se alguém tivesse acesso aos arquivos feitos públicos por Edward Snowden, o funcionário de uma empresa de segurança contratada pela super secreta NSA americana encontraria muita bobagem, conversas de namorados, entre pais e filhos, entre amigos, conversas de trabalho e no meio de todas elas escondidas entre códigos secretos, típicos de quem precisa esconder suas intenções alguns verdadeiros tesouros.

"Chegou o pacote"
"Ainda não recebi os cinco quilos de tomate"
"Rose, prepara as malas, vamos para o Gabão"
"Incluir essa rua na emenda, vai custar 25 balinhas"
"Tudo limpo"
"Atrasou 15 dias"
"Pode vir, ele já foi"
"Não esqueça do amigo"
"Obama, VTNC"

Saber selecionar as informações que tem valor, aquelas que podem permitir identificar um terrorista e desarmar uma trama criminosa, requer muito esforço e muito trabalho.  Identificar no meio de milhões de e-mails, de milhares de horas de conversas ou escondidas em imagens de uma festa de aniversário, aparentemente inocente, com tias, avo e madrinhas em volta de um menino com sobrepeso que esta cumprindo 6 anos de idade, é um trabalho árduo que requer capacidade e meios. Ainda que minha impressão seja que deveria ser considerado insalubre porque não deve ser fácil lidar com tanta futilidade e tanta bobagem.

Por outro lado com tanta gente pendurando melancias no pescoço digital, publicando fotos que em prol do bom senso nunca deveriam chegar a existir e que a sua simples observação produz ataques brutais de vergonha alheia. Tem os que fazem check-in no Foursquare, os que tuitam o que fazem a cada 3 minutos ou  Utilizam o Instagram para mostrar o seu prato, no mínimo três vezes ao dia. Com todos estes exibicionistas soltos por aí, para que alguém deveria montar um sistema de espionagem? se são as próprias pessoas as que se expõem até um ponto em que é difícil imaginar que quede alguma coisa que não conheçamos de autênticos desconhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...