16 de dezembro de 2012

As duas Joinvilles



As duas Joinvilles

O poeta espanhol Antonio  Machado escreveu: “Españolito que vienes al mundo te guarde Dios, Una de las dos Españas há de helarte el corazon” numa tradução livre seria: “Espanholzinho que vens ao mundo, Deus te guarde, uma das duas Espanhas vai gelar teu coração”.

A divulgação dos dados do PIB (Produto Interno Bruto) de 2010 apresenta dados que nos próximos dias serão explorados por uns e outros para mostrar o bom momento que vive Joinville. Temos o 25 0 PIB do país o que representa em dados de 2010 18 Bilhões de Reais. Frente a esta informação que evidencia a capacidade que esta cidade e os seus cidadãos tem de empreender, de produzir e de gerar riqueza é importante identificar qual das duas Joinvilles é a nossa. Os números mostram também que o PIB per capita local é de R$ 35.854,42, em 2010. E a pergunta volta com força, qual é esta Joinville que tem um PIB per capita deste tamanho?

Estamos falando da Joinville industrializada e rica que atrai tanta gente de fora para aqui trabalhar, investir e prosperar? Ou estamos falando da que vive um caos permanente na saúde, com o São José e o Regional lotados e obrigando aos profissionais a trabalhar em condições precárias e inadmissíveis? A Joinville que tem mais de 40% das suas ruas sem pavimentação? Ou a que não consegue tratar 70% do seu esgoto?

Estamos falando da Joinville do Bairro América, do Atiradores, do Saguaçu? Ou estamos falando dos bairros da periferia sem infraestrutura, dos "aglomerados subnormais"?  Qual é a imagem que representa esta Joinville do PIBÃO como diria a nossa presidente?

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
A Joinville de hoje é exatamente ambas, não há como separar uma da outra. Estão umbilicalmente ligadas. A prosperidade de uma se nutre também na miséria da outra. Uma cidade prospera e rica convive lado a lado com outra pobre que procuramos ignorar nos discursos oficiais e nas imagens que daqui divulgamos, fazendo de conta que não existe. É esta outra Joinville invisível a que não se beneficia deste PIB que será elogiado nos discursos oportunistas que ouviremos até a saciedade nos próximos dias e meses. São justamente os oradores de ocasião os que nos empurram entre estas duas Joinvilles de acordo com as suas conveniências e interesses pontuais.

Uma destas duas cidades há de nos congelar o coração

Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

5 comentários:

  1. Qdo temos uma provincia, comandada por Feudos, o Pibão fica fácil de entender, a Joinville do Regional, do Zeca e das ecolas interditadas não passa nem perto da casa grande, os corações congelam é nas senzalas dessa cidade dividida

    ResponderExcluir
  2. O coração congela ao ultrapassar as paredes em 50 tons de cinza de um local, onde a miseria humana chega a congelar sua alma, pois os poderosos te obrigam a calar, pq nada será feito e nem mudado, os dias passam e as barbaridades seguem e o tão falado PIBÃ0, vai ocupando as manchete do jornal, oferecendo medalhas e honrarias aos nobres gestores...a riqueza dessa cidade fica por conta de uma luta incansável por mudanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que estamos fazendo hoje define nosso futuro como cidade e como sociedade.

      Excluir
  3. Como joinvilense nato , quero trazer minha contribuição. Realmente , temos duas joinviles, uma organizada trabalhadora, outra nem tanto, mas seria incorreto não lhe reconhecer os valores.
    Acompanhando a maldição do senso comum, ambas as joinviles estão se matando, buscando a auto-suficiência econômica e social . Estamos todos condenados á transforma nossa cidade em deserto de pedra, antes em selva de pedra.
    Só temos uma saída, é implantar o PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL , conheça, apoie, visite: www.amayorca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...