30 de novembro de 2012

Anotações de viagem [2]


Elegância

Em nenhum outro lugar se pode combinar com tanta elegância um paletó xadrez com tons de verde, com um chamativo par de sapatos vermelhos e um chapéu a caráter como no aeroporto de Johanesburgo. Encruzilhada em que se encontram África, América do Sul, Índia, boa parte da Ásia e Austrália. Todas as combinações de cores, sotaques e gostos num único espaço. Voltando ao nosso viageiro, a sua elegância por uns segundos silenciou o aeroporto.

Comida

Se viajar é descobrir, é importante experimentar novos sabores, novas texturas, um carneiro ao curry, um sashimi com outros peixes, alem daqueles a que estamos acostumados, frutas até ontem desconhecidas.
Mas é bom estar atento aos costumes locais, um delicioso "Poulet Yassa" pode se converter numa experiência inesquecível, quando saboreado por um grupo de hospitaleiros senegaleses que escolherão, para homenagea-lo, os melhores pedaços e os colocarão na sua frente no prato comunitário em que se serve.
Cuidado se em Filipinas for convidado a saborear um "small goat" pode não ser o que você esta imaginando. É conhecida a afecção de alguns povos asiáticos por incluir no seu cardápio animais que em outras culturas são considerados como de companhia.

Serviço de bordo

Para quem já se acostumou ao serviço de bordo das companhias aéreas nacionais, voar com SAA (Sudafrica Airways) é uma grata surpresa. Merece destaque a promoção que fazem dos bons vinhos do pais. Servidos em pequenas garrafas de 250 cc tem o tamanho certo para quem quer acompanhar a refeição com mais de um vinho. As micro garrafas de Amarula são o digestivo perfeito.



Mercado publico

Me diverte muito conhecer os mercados públicos nas cidades que visito, sinto que proporcionam uma radiografia precisa da cidade. Se você também acredita nisso, nem preciso agregar nada, nem fazer nenhum comentário sobre o nosso mercado municipal. Mas voltando a proposta de visitar os mercados como uma forma de conhecer melhor uma cidade, é interessante ver os produtos, as pessoas, a forma de negociar, escutar o barulho, apreciar as cores, os cheiros e transformar todas estas imagens numa única imagem.
A variedade de produtos, a higiene ou a falta dela, a organização que pode facilmente parecer caótica para um recém chegado nos permitem enxergar cada cidade com outros olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...