4 de novembro de 2012

Sem esperar milagres



A eleição colocou em pauta a maioria dos temas que preocupam a sociedade. é verdade que nem sempre as respostas foram concretas e precisas. Os marqueteiros por um lado, os debates com a sua rigidez por outro e a redação às vezes dúbia dos planos de governo geraram muitas duvidas que devem permanecer por um longo tempo martelando a cabeça dos eleitores.

Concluído o segundo turno a sensação do eleitor no primeiro momento foi de alivio. Acabou já temos um novo prefeito e quase que simultaneamente uma onda de otimismo se espalhou pela cidade. Esta euforia que com tanta facilidade nos faz acreditar que tudo se resolverá facilmente e que só com a torcida os problemas desaparecerão como num filme da Disney, esta torcida é ao mesmo tempo nossa força e nossa perdição. Parte dos joinvilenses acredita de forma quase infantil que a partir do dia primeiro de janeiro tudo melhorará que não haverá mais buracos nas ruas, que diminuirão as filas na saúde, que um novo parque será inaugurado no próximo mês e que todos os prédios públicos estarão reformados e nenhuma escola estará interditada. A verdade nua e crua é que nada disso sucederá num abrir e fechar de olhos.

É bom lembrar que a maioria dos 12.000 funcionários municipais são concursados e formam parte do quadro efetivo. Fora a troca natural dos cargos de primeiro escalão e da maioria dos cargos de confiança a estrutura publica permanecerá a mesma. O novo prefeito não tem uma varinha de condão para mudar os processos, para fechar estruturas obsoletas, para cancelar funções que não existem mais. Fazer com que esta estrutura passe a ser mais eficiente não é um problema só local, em todo o pais a estrutura pública aumenta, fica menos ágil, mais burocrática e mais custosa.

Os princípios básicos da administração qualificada são planejar, organizar,dirigir e controlar e o que devemos esperar de um prefeito eleito pelo seu perfil de administrador é que faça exatamente isso. Para alguns eleitores pode parecer pouco emocionante que as coisas sejam planejadas. O ideal é que sejam bem planejadas. Que a administração funcione de forma organizada pode, em alguns casos parecer coisa de magia, mas é possível. Há inclusive exemplos. Dirigir deve ser a ação em que o novo prefeito mostre maior habilidade e experiência. Controlar uma estrutura complexa, que segue ritos e legislações próprias, e que ao longo dos anos tem desenvolvido mazelas e manhas particulares, será o maior desafio para que a administração seja de fato limpa e honesta.

 Bom seria não esperar nenhum milagre em curto prazo. Seria recomendável nem esperar tampouco milagres em médio prazo. O que podemos e devemos esperar é que se faça o que deve ser feito e da forma que deve ser feito. Nem mais nem menos.  

Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...