23 de novembro de 2012

Anotações de viagem


- Peixe fora d'água.

Não tinha como não notar o funcionário do Itamarati, cruzei com ele em Lisboa e viajamos juntos no voo para Casablanca, ele ainda teria que esperar umas 12 horas pelo seu voo de Casablanca para Bissau. A bagagem Louis Vuitton, o seu ar da superioridade e principalmente a sua elegância levemente "démodé" contrastava com o seu entorno. Agindo como se acabasse de ser convidado para assumir como embaixador brasileiro em Paris, Londres ou Washington e se dirigir a Bissau chamou a atenção dos demais passageiros e trouxe a memória aquela época em que a diplomacia brasileira era considerada uma referencia para outros países latinos americanos.

- Filas.

Na maioria dos países africanos fazer fila é um esporte praticado exclusivamente por turistas, principalmente os europeus e norte americanos, os japoneses são os mais disciplinados e suas filas tem uma qualidade e homogeneidade que beiram a perfeição.  Alguns turistas adoram uma fila e entra nelas mesmo sem saber direito qual é o motivo. Os locais ignoram completamente uma fila e a furam com uma naturalidade e uma habilidade que só se obtém como resultado de anos de pratica. Alguns latino-americanos até tentam imitar, mas nem de perto chegam ao nível dos africanos.

- Uniformes e carimbos.

Quanto menos desenvolvido o pais mais vistosos e coloridos são os uniformes dos seus policiais e militares. No caso de carimbos e formulários o principio é que os carimbos seguem a mesma lógica, são maiores, mais elaborados e coloridos. Formulários seguem a norma, comum em outros países, que quanto mais complexos, menor o tamanho da letra e maior o numero de questões menos desenvolvido é o pais e mais importante se sente o responsável pelo recebimento do formulário.

- Bagagem.

Ainda que os brasileiros sejam campeões mundiais no quesito bagagem e nas modalidades quantidade e peso. Ninguém tira dos africanos o primeiro lugar nos quesitos criatividade e variedade. Praticamente qualquer coisa pode ser transportada como bagagem. Desde 50 garrafões de 5 litros de água benta da Meca, até um colchão. Colocar a mudança em sacos plásticos gigantes é uma forma criativa de não precisar comprar malas.

- Higiene e limpeza.

Higiene e limpeza obedecem a critérios subjetivos e podem ser interpretados de formas bem diferentes em todos os países e dentro de cada pais, podem também mudar de região para região. Na maioria de países passar o mesmo pano molhado em todas as mesas do restaurante varias vezes por dia pode ser considerado suficiente. Na China, por exemplo, o governo determinou que é aceitável até três moscas por banheiro. Como na maioria de países africanos os padrões de limpeza atendem a critérios únicos e não são aplicáveis na maioria de países ditos desenvolvidos visitar um banheiro publico pode ser uma autentica aventura e que deve ser praticada só por quem gosta de viver perigosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...