4 de julho de 2012

Prêmio imerecido



O leitor Carlos Augusto Machado publicou nesta quarta feira esta carta na seção correspondente do jornal A Noticia:

Jordi Castan merece um prêmio pelo artigo desta segunda-feira (“Os dois infernos”, Você Leitor). Sempre atacando a administração pública, conseguiu agora ofender todos os servidores públicos. Uma opinião de alguém que já teve cargo comissionado e que nos enche de pessimismo todas as segundas-feiras.

Ao mesmo tempo em que agradeço a leitura, devo lembrar que o texto em nenhum momento se refere a TODOS os servidores públicos, só aqueles incompetentes. Que os há, não há nenhuma duvida, caso contrario as coisas públicas estariam melhor, as obras seriam executadas no prazo, dentro do custo e com qualidade igual ou equivalente as obras e serviços contratados e entregues pela iniciativa privada.

Com relação a minha passagem pelo serviço público em cargo comissionado, como corretamente fez questão de frisar, é justamente esta experiência a que me permite opinar com maior conhecimento de causa, tendo estado em ambos os lados do “balcão”.

Ainda o que ele entende como sendo pessimismo, há outros que o consideram realismo puro e simples. Alguns enxergam o copo como estando meio cheio, outros o enxergam como meio vazio e alguns simplesmente bebem o seu conteúdo sem se preocupar muito com quão cheio ou vazio esteja o copo.


Um comentário:

  1. Caro Jordi,
    sou funcionário público municipal, mas não sou corporativista. Já trabalhei no Estado e na iniciativa privada também. Posso atestar que boa parte do funcionalismo dança conforme a banda que esteja tocando (comissionados e Cia.). Outra boa parte nem dança, acomodados na estabilidade e na complacência das avaliações de desempenho e legislação trabalhista. E claro, existe também uma boa parte que faz jus ao seus salários, quando não extrapola o mesmo com dedicação e profissionalismo. A gestão responsável da maquina pública requer que todos os funcionários se enquadrem no ultimo grupo citado, e a este grupo dedique capacitação e salários compatíveis. Mas infelizmente TODOS os prefeitos até agora não conseguem trabalhar esta questão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...