11 de julho de 2012

Percepção



A forma como percebemos as mesmas coisas depende de dezenas de elementos. No trabalho que já me levou a quatro continentes e mais de 20 países, um dos elementos que se repete em cada país e em cada grupo de trabalho e o que desenvolve a percepção. Cada participante recebe o mesmo texto, pouco mais de quatro ou cinco frases, que são lidas em voz alta, de forma pausada e sobre os que todos os participantes devem responder a uma serie de 10 questões. As opções são certo, falso e não sei. Um exercício simples. Tão simples que nas mais de cinquenta vezes em que o realizei, com perto de mil participantes, nunca, nenhuma única vez houve a unanimidade em nenhuma das respostas. O resultado permite que os participantes sejam confrontados com forma como percebemos as mesmas coisas.

Agora imagine você um texto como este com mais de dois mil e quatrocentos toques e dezenas de frases. É evidente que a percepção que cada um terá do texto será diferente e na maioria das vezes até antagônica. O que somos a formação que temos, ou que não temos. As nossas experiências anteriores, o emprego que temos o cargo que ocupamos. Até o que temos ou deixamos de ter, inclusive o que gostaríamos de ter e não temos. Tudo absolutamente tudo influencia de forma marcante e definitiva a nossa percepção das coisas.

Aqui no blog, cada texto incorpora além da bagagem pessoal, a percepção dos fatos e situações que relata. A esta visão particular há que acrescentar a percepção que cada um dos leitores faz do texto. Já recebi criticas e elogios intensos pelo mesmo texto. Os bons textos despertam, ao mesmo tempo, tanto opiniões a favor, como opiniões contrárias. Numa situação que se repete cada vez com maior frequência e que depende exclusivamente da percepção de cada um.

No período eleitoral e especialmente com o inicio oficial da campanha é importante que agucemos os nossos níveis de percepção, que tenhamos a capacidade de perceber além do visível, enxergar o visível e o invisível de cada mensagem. O que esta em jogo, e hoje mais que nunca, não é tanto como são as coisas realmente e sim como são percebidas pelo eleitor. E neste campo há especialistas em vender gato por lebre, há profissionais que brincam e distorcem a percepção das coisas. Dizendo-nos o que queremos ouvir, nos mostrando uma realidade fantástica que gostaríamos de ver. Olho vivo, porque entramos num período em que luzes e sombras serão usadas para criar imagens distintas das reais, imagens nas que passaremos a acreditar e que podem mudar radicalmente depois que a festa acabe e as luzes se acendam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...