17 de abril de 2012

Precisa aumentar o perímetro urbano?


A mão invisível

A insistência, que beira já a teimosia, de alguns vereadores em aumentar de forma descarada e despropositada o perímetro urbano de Joinville em nome do desenvolvimento e utilizando o discurso de atender a pressão das entidades empresariais, permite identificar com claridade quem é o dono da mão invisível, a que Adam Smith fez referencia no livro A Riqueza das Nações.

Aumentar o perímetro urbano é uma decisão equivocada e aqueles que se alinham com a defesa desta iniciativa prestam um triste serviço à cidade e comprometem o seu futuro. Para obter pingues benefícios privados hoje, estão colocando em jogo o futuro não só do cinturão verde da cidade, mas também da própria cidade. Caso a ignóbil iniciativa persevere e tenha êxito, estaremos enobrecendo e legitimando a cobiça e o egoísmo. Não faltarão vozes que defendam o aumento da riqueza que este avanço sobre as áreas rurais produzira. O aumento da arrecadação que representarão, para os cofres municipais, os impostos que estas novas áreas urbanas geraram. Tampouco faltaram os que apóiem a iniciativa como uma forma de enriquecer a proprietários estultos que não conseguem vislumbrar como este aumento artificial do valor do solo os beneficiará e fará deles milionários.

O beneficio de poucos representará o aumento dos custos da cidade para todos. A costumeira socialização do prejuízo. O transporte coletivo precisará percorrer um maior numero de quilômetros e ficará mais caro. As novas comunidades exigiram escolas aonde não há. A demanda por novos postos de saúde, por mais segurança e por todo tipo de serviços públicos hoje inexistentes numa área ocupada por agricultores, gado e lavouras e formada por grandes espaços abertos e moradores tradicionais, se converterá num custo que todos teremos que pagar. Estaremos uma vez mais socializando os custos e o prejuízo, para que uma minoria aumente o lucro e os seus benefícios. Um modelo de ocupação urbana tradicional na historia de Joinville

Aprovando o aumento do perímetro urbano, estaremos extraindo, em nome do desenvolvimento e da geração de riqueza, a moral duvidosa, a culpa e o pecado. Não deverá nos surpreender que as ruas e avenidas que surjam nestes novos bairros levem os nomes dos vereadores, dos empreendedores ou das autoridades que coniventemente tenham se empenhado na aprovação e na legitimação deste absurdo.



Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...