27 de abril de 2012

Há um ataque ao legislativo? (*)


O ataque ao legislativo

Nestes dias um vereador de Joinville expunha suas lamurias numa rede social. Expressava em tom duro o ataque que o poder legislativo esta sofrendo em todo o país. Considerava que as primeiras escaramuças se estavam produzindo nas Câmaras de Vereadores e que os ataques que os legisladores municipais sofrem hoje, na sua interpretação, são o prenuncio de um ataque maior, bem orquestrado e que ainda esta por vir. Acredita ainda que de uma forma coordenada atingira depois as Assembleias Legislativas dos estados. Posteriormente o alvo serão os deputados federais e finalmente o Senado.

Não consegui que nenhum dos meus amigos e conhecidos me confirmasse esta suposta teoria da conspiração. Ninguém identificou um movimento articulado destas características e de âmbito nacional. Tampouco foi possível imaginar quem poderia estar coordenando e liderando uma ação desta envergadura. Mas todos, e digo todos sem exceção, os consultados concordaram que se tal movimento de fato existisse ou viesse a existir, não teriam nenhum problema em se somar a ele e até em participar. Por que na opinião dos eleitores consultados, a sensação que se vive hoje é a de que os vereadores, deputados e senadores trabalham pouco ou nada, ganham muito e despendem recursos exagerados.

Os melhor informados lembraram que no caso dos vereadores, até o Ministério Publico já identificou dezenas de leis que não atendem ao principio da impessoalidade e que parecem ter sido feitas para beneficiar exclusivamente a este ou a aquele. O numero de assessores parlamentares tem aumentado bastante e se fossem obrigados a trabalhar nos gabinetes que cada vereador ocupa na Câmara, nem haveria espaço para todos eles. Não dá para esquecer a movimentação esta sim bem articulada pelos próprios legisladores, para aumentar a verba de gabinete, ter a disposição veículo sem limite de quilometragem e telefone com chamadas quase que infinitas. Notebook ou tablet também estão incluídos na lista de mordomias, as que ainda será preciso incluir, salários, planos de saúde e diárias para viagens, seminários e congressos que tem vereadores que acham que servem só para encher linguiça. O salário mais os diversos penduricalhos para muitos destes vereadores chega a representar uma renda que dificilmente conseguiriam alcançar na sua vida profissional.

Na esfera estadual e federal o quadro não é diferente. Os valores só são maiores e em alguns casos as mordomias ainda menos justificáveis. É provável que a ameaça real para o poder legislativo tenha origem no seu próprio seio. A sociedade toma cada vez mais consciência que não há espaço para este tipo de situações e que os exageros e abusos estão alcançando níveis inaceitáveis.

Um comentário:

  1. Irving Ivo Hoppesábado, abril 28, 2012

    Eu entendo que a melhor Câmara de Vereadores seria aquela que fosse constituída pelos representantes de cada associação de moradores dos bairros, porque então a campanha seria específica em cada bairro. A remuneração poderia ser a de mercado para dar suporte para o trabalho que deve ser feito em favor da comunidade. Pode se usar o mesmo modelo, por exemplo, dos conselhos locais de saúde ou de segunrança - o que daria um excelente legislativo para encaminhar os assuntos da comunidade e do município com coerencia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...