28 de novembro de 2011

Tem gente demais ou competência de menos (*)


Tem gente demais ou competência de menos

Administrar uma casa, uma família, inclusive uma pequena empresa é mais complexo do que pode parecer, os recursos são limitados e é difícil atender todos interesses a contento.

Administrar uma cidade, um estado ou um país é muito mais complexo. A estrutura necessária para superar este desafio muda caso a caso. No Japão, por exemplo, o primeiro ministro Naoto Kan consegue reunir todo o gabinete formado por 8 ministros em quaisquer sala do palácio de governo. O presidente Barack Obama, precisaria convocar só a 15 secretários de estado, equivalente norte-americano ao cargo de ministro. A Chanceller alemã Ângela Merkel precisa de 16 ministros para governar o país.

No Brasil são necessários 38 ministros para poder acomodar todos os partidos aliados e atender todos os acordos feitos durante a campanha eleitoral, alguns ministérios são tão exóticos como o da Pesca, a igualdade racial, das cidades, do esporte ou os dois ministérios um da agricultura e outro do desenvolvimento agrário. O presidente da Câmara de Gestão, criada pelo Planalto, o empresário Jorge Gerdau, acha que não se pode trabalhar com 23,5 mil assessores de confiança na estrutura política e tem razão. Se cada um dos 38 ministros fizesse um breve relato da sua pasta, coisa de 15 minutos, tempo improvável em se tratando de gente em geral bastante loquaz e prolixa, seria preciso uma reunião ministerial de no mínimo 9 horas e meia.

Em Joinville, o prefeito Carlito Merss, conta com uma equipe de 11 secretários centrais, 14 secretários regionais, 10 presidentes de fundações e companhias. Sem contar miríades de auxiliares e achegados, uma equipe de 35 homens e mulheres comprometidos com um único objetivo fazer o melhor por Joinville. Caso tomasse a iniciativa de promover uma reunião de trabalho do primeiro escalão, não conseguiria que reunião durasse menos de 8 horas se cada um fizesse um relato bem sintético do que anda ou não fazendo.

Reduzir o numero de secretarias, de cargos comissionados para passar a contar com uma equipe mais enxuta e capaz envolveria um enorme custo político e consumiria um patrimônio politico que o prefeito já não tem. Por outro lado a resistência que os próprios vereadores, tanto os de oposição como inclusive os de situação tem para reduzir o numero de cargos, no executivo, escancara uma atitude irresponsável na busca e preservação de mais vagas para afilhados políticos e apaniguados próximos, no que deve ser visto como uma atitude estranha e a todas luzes prejudicial aos interesses maiores da cidade a que também eles deveriam servir.

3 comentários:

  1. É verdade. Uma equipe enxuta sempre será mais eficiente.
    E o que dizer então da equipe que governa o estado? Já perdi a conta da quantidade de "secretarias" que foram criadas por LHS e que o Colombo não tem coragem de acabar.
    Acho que não é uma doença local, mas sim nacional.
    E o antídoto, que deveria ser o voto, parece que não funciona. Ao contrário, tem alimentado a doença.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Nelson
    O texto ressalta que o governo federal tem 38 ministros e compara ainda estes números com os de outros países desenvolvidos.
    Você tem razão o governo do estado segue a mesma linha. Quanto mais gente menos se trabalha e piores os resultados.

    ResponderExcluir
  3. Sabe Jordi, o fato de não acontecer uma centralização de poder acarreta nesse número absurdo de secretários, assessores, puxa sacos, que gera as secretárias e por ai vai.
    Com isso o Prefeito cada vez tem menor informação sobre o que acontece no seu reduto, contribuindo e muito com corrupção, excessos, desvios.
    Uma central de informação ligada diretamente ao Prefeito, com um secretário da sua confiança, dificultária muito esses safados q vieram ficar por 4 anos enchendo o bolso, para aproveitar a vida depois que acabar a boquinha fácil.
    O dia que nos cargos politicos houver a cobrança de METAS e se essas não forem alcansadas, eles fossem destituidos e se houve desfalque a reposição as coisas seriam diferentes, mais essa é uma claúsula dura demais para os nossos politicos e nosso país.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...