1 de maio de 2008

Coluna de Jefferson Saavedra dia 30 de abril 2008

com o titulo

Na Expoville

O deputado Darci de Matos (DEM), pré-candidato a prefeito, levou ontem ao prefeito Marco Tebaldi a proposta de criação de um parque na Expoville. Darci diz que o local será ampliado com desapropriações e chegará a 500 mil metros quadrados. "Lá tem estrutura, área verde, estacionamento, espaço para palco ao ar livre, a área está bem localizada e pode atender quem passa pela BR-101", resume Darci.

O pré-candidato aproveita para desprezar a possibilidade de criação de um parque na quadra hoje ocupada pelo Batalhão do Exército. "Defende um parque lá quem não entende do assunto. Não tem onde estacionar, não tem como colocar um curso d´água e ainda é uma área cara", alega Darci.

Novamente o deputado estadual Darci de Matos, perde uma excelente oportunidade de ficar calado, claro que tem todo o direito do mundo de achar que o parque que Joinville tanto precisa pode ser na Expolville, a Expoville é sem duvida um dos locais que podem ser considerados, mesmo que não seja o local mais adequado para a construção de um parque urbano.
Alias o fato que a Prefeitura Municipal, que conta com o IPPUJ e com um quadro tecnico de alto nivel, precise receber uma proposta do deputado para um parque na Expoville. curioso ainda que entre as muitas atribuições que o legislador tem que desempenhar ainda, precise contribuir com a elaboração de propostas e projetos que cabem ao executivo.

O que não parece muito interesante é a forma como se desprezam outras alternativas ou se avaliam outras localizações, como por exemplo o imovel, que sedia hoje o 62 BI, ainda de uma forma gratuita agride aos que tenham outra opinião que não a dele. Ao considerar que quem "defende um parque lá...é quem não entende do assunto" evidentemente o nobre deputado, entre outras areas do conhecimento, tambem entende de urbanismo.

Ao afirmar ainda que não tem aonde estacionar, de novo mostra desconhecimento sobre as caracteristicas de um parque urbano, que deve, entre outros pre-requisitos estar bem servido pela rede de transporte coletivo. A localização de um parque urbano em area central permite um acesso facil a todos seja a pe, bicicleta, automovel e transporte coletivo.

Ainda ao afirmar que " Não tem como colocar um curso d´agua" lembra aqueles politicos que primeiro constrõem uma ponte para depois colocar o rio embaixo. Um parque urbano não precisa ter um curso d´agua, alias a ideia de colocar um curso d´agua num local que no o tenha de forma natural, não parece uma ideia nem adequada desde o ponto de vista paisagistico, nem desde uma aboradagem economica.

E finalmente ao considerar que a area é cara, esquece o nobre deputado, que o valor da area, dependera, basicamente de sua importancia para a população, o valor da area é por tanto subjetivo, o importente é a função social da area. Areas baratas existem no Parque Caieras, ou no Morro do Finder, alias quanto mais longe do centro e mais fora de mão, os valores serão mais baixos. Sera que é isto que o joinvilense deseja. Uma area barata, ou uma area bem localizada e que possa ser usada facilmente pelas familias de Joinville? Para poder ter um parque condicente com os anseios da população.

O Deputado Darci, não foi feliz nas suas colocações, alias dificilmente numa unica frase, seria possivel cometer tantos erros de avaliação, resultado provavelmente da sua assessoria, uma pessoa esclarecida que pretenda ser candidata a prefeito de Joinville, não poderia ter uma visão tão pouco apurada de um tema tão importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...