1 de maio de 2008

A soberba


Parece que para alcançar determinados cargos e postos importantes dentro da sociedade, sejam públicos ou privados, tenha se convertido num pré-requisito ser soberbo.

Na definição do dicionário Aurélio, a soberba, um dos sete pecados capitais e um dos mais letais na vida, significa “orgulho excessivo; arrogância”.

Os romanos, em pleno esplendor do seu império, tinham o costume de colocar imediatamente atrás do imperador, que chegava triunfante das batalhas, um escravo, que ate poucos dias antes, tinha sido ele próprio rei de um império e que a partir da sua derrota, se veia convertido num escravo, a função do escravo era a de lembrar ao imperador, inebriado de orgulho e aclamado pelo seus triunfos, que ele era um mortal, e que poderia caso fracassasse ser ele próprio um escravo no futuro. Uma maneira inteligente de lembrar a fragilidade da condição humana.

Mesmo sabendo que todo orgulho, que leva ao excesso de autoconfiança é prejudicial, também a arrogância pode se transformar em uma arma tão letal para nossa capacidade de gerar mudanças produtivas quanto a carência de confiança.

Ninguém esta a salvo de cometer este pecado, pessoas ricas e pobres, de ambos os sexos e níveis de escolaridade, caem nele com facilidade, corremos o risco de generalizar dizendo que quanto mais alto se ascende na escala social, maior a propensão a ser soberbo. Ao contrário que se acredita, os ricos não necessariamente são mais soberbos que os pobres ou que os pobres são humildes, apenas por serem pobres. Encontramos em todas as classes sociais pessoas soberbas e humildes.

A soberba traz com ela a falta de humildade para ouvir e aprender, também é responsável pelo excesso de vaidade pelo próprio saber ou sucesso. E finalmente orgulho excessivo, altivez, arrogância e presunção. A pessoa Acaba ficando emburrecida e medíocre.

Qualquer paralelismo ou semelhança com pessoas e situações recentes do nosso quotidiano, não são mera coincidência e devem servir de profunda reflexão e de oportunidade para a pratica da humildade. Joinville é uma cidade orgulhosa, nunca foi uma cidade soberba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...