28 de outubro de 2009

Parecer Tecnico das Arvores da Rua XV


Como a Fundema não apresentou nenhum laudo tecnico para justificar o injustificavel corte das arvores da rua XV, é importante ter acesso a informações tecnicas adequadas, que possam servir para que a população e principalmente as autoridades possam se posicionar e punir os responsaveis por mais esta trapalhada.

Recebemos do Eng Agr Gert Fischer o seguinte parecer tecnico (em azul), que compartilhamos com todos.

Jordi,

Só consegui fotografar 16 troncos sadios. Não consegui identificar 19 árvores cortadas.

Acho que o prefeito não foi corretamente informado. Acho que perdeu politicamente.

Lhe passo relatório técnico compacto dos troncos que provam que nenhum das árvores estava com problemas.


Todos sadios.


Inquestionavelmente sadios.

No cabeçalho desta carta, começando pela rua do Príncipe em direção ao Clube Harmonia Lyra, apresento os seis primeiros topos transversais, onde se podem contar os anéis que comprovam os anos das plantas.

Em algumas dessas imagens contei até 17 anéis, o que quer dizer que o indivíduo havia vivido 17 verões.

Para uma árvore chegar a esse porte, os jonvilenses tiveram que esperar com muita paciência para - finalmente - desfrutarem da recompensa do serviço ambiental que tal árvore finalmente passou a prestar.

A herva de passarinho é uma planta cuja semente que vem nos pezinhos dos passarinhos. se desenvolve nos galhos mais finos e vai tomando conta de tudo.

Em Joinville mais de 60% das arvores publicas estão parasitadas com herva de passarinho conforme mostro na foto acima. Portanto todas deverão ser cortadas, pelo que entendi.


Que não ha profissional da área na PMJ que saiba com as proprias mãos tirar a herva de passarinho de uma arvore.Por que se tivesse praticado essa manutenção ha anos, teriamos salvo todas as arvores da rua 15.


Se for o caso de se salvar toda a arborização publica de joinville parasitada com a herva de passarinho, passou um dia interio mostrando gratuitamente como se faz esse serviço. Emito inclusive uma ART no CREA para validar a instrução tecnica. Pago os R$ 30,00 reais e dou as aulas como voluntario amigo das arvores.

Existem profissionais do ramo que depois de anos não sabem diferenciar esse vegetal parasita que suga a seiva do hospedeiro das legitimas folhas do hospedador.


É como voce bem comentou: os parasitas vivem dos que fazem, dos que trabalham e se matam trabalhando. Voce conhece aquela estoria do casal de Corruiras que começou a chocar dois ovinhos lindos?


Te conto outra hora.


Mas o parasitismo da herva de passarinho mata o hospedeiro. A orquidea, ajuda o hospedeiro e náo se alimenta da sua seiva. O mesmo se pode dizer das bromelias que fazem parte do ecossistema localizado nas copas das árvores. Mas é muito desgastante dar essses conhecimentos para tecnicos formados em boas escolas superiores que pelo jeito nunca assistiram as aulas praticas e praticas de campo.

Jordi como eng. agr. que completa esse ano 50 anos de profissão, mais da metade desse tempo no convivio das florestas nativas, realizando inventarios florestais e de arborização publica, participando e apresentando pesquisas e trabalhos em congressos florestais e de silvicultura, fico muito triste quando assisto na midia colocações tão pueris.

Isso vem provar que ha mais coisas por de traz desses assassinatos de arvores. Acredito até que o ministeiro publico - pelo papel que desempenha na defesa do consumidor, moralidade e meio ambiente, se preocupe com o disparate fulminante praticado pelas motosserras num sabado a tarde.

Tenho certeza que desse mato cortado diversos coelhos escondidos vão surgir acoados pela opinião publica.

Muito mal contada essa estoria. Não da para engolir tecnicamente. Ninguem de sã consciencia faz uma barbariedade dessas. É bofetear o povo. Não se pode atender tão somente aos lojistas para colocar enfeites de natal. O natal passa e as arvores levarão mais 18 anos para dar a sombra que nos roubaram.

Atenciosamente

Gert Roland Fischer

Presidente da APREMA-SC

Eng. Agronomo - CREA-SC 1288-4

Autor do Livro MANEJO SUSTENTADO DE BOSQUES NATIVOS - 1985


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...