22 de outubro de 2009

Sobre as arvores da Rua XV

Recebemos do Eng Agro. Gert Fischer o texto que reproduzimos.
Interessante como já começou no poder publico a articulação de funcionários dos primeiros escalões da prefeitura para atacar a todos aqueles que tem e defendem opiniões divergentes.
Algumas coisas não mudam. Só o nível de educação diminui e o de agressividade aumenta.

CORTE DAS LINDAS ARVORES DA RUA QUINZE EM JOINVILLE
O assunto deveria ser dicustido no Conselho da Cidade, para isso que foi organizado.
O engenheiro PRESIDENTE DO IPUJ, não esta dando ao conselho da cidade o devido dinamismo que motivou mais de 500 pessoas a participar ativamente, demonstrando cidadania jamais vista em Joinville. Esse é tema para o CONSELHO DA CIDADE.
Para que a cidadania participe dessa decisão unilateral de destruição do que outros plantaram e construiram, algumas alternativas, diferentes das atuais que são logicamente para aumentar o lucro dos associados do CDL.
AÇÃO POPULAR - Eu e o Adv. ex-presidente da APREMA-SC Marcos Schettert movemos ação popular para impedir o corte das Figueiras da Fabril Leppper. Surtiu efeito. Ainda estão lá.
Ação popular podera ser requerida por qualquer cidadão através de um advogado para impedir o corte das árvores da Rua 15 em Joinville. Poderá ser requerido ao Juiz, que não permita o corte sem que haja discussão PREVIA com a cidadania. São foros legitimos para discutir esse projeto que sera feito com o dinheiro do contribuinte: o CONSELHO DA CIDADE, COMDEMA e a Camara de Vereadores.
No caso dessa estirpação das arvores da rua Quinze em Joinville, deveremos ter a clareza que o CDL está advogando em causa própria para aumentar os lucros das lojas. Dizem esses senhores comerciantes, que as arvores atrapalham, por que as raízes estão quebrando tudo, que as folhas estão sujando na frente das lojas, que os galhos e as folhas estão cobrindo os luminosos, que precisam varrer os passeios, e por ai vai a fora essa choradeira manhosa de quem não vê o lado positivo para a cidadania.
As árvores pedem espaço. O sspaço inteligente para as árvores que são seres vivos tambem, se consegue com apoio de engenheiros, arquitetos que são cidadãos voltados com para o interesse coletivos. Existem soluções inteligentes. Vejamos as vantagens para o cidadão:
Na rua Quinze, nos 120 dias de verão forte que temos em joinville entre Novembro e março a quadra entre a rua do Principe e João Colin, oferece sombra para 100 carros em regime de rotação ao dia. Trata-se de beneficio inquestionável ao multiplicarmos por 12.000 veiculos.
Se calcularmos a temperatura amena que essas arvores patrocinam aos lojistas nesse mesmo periodo, veremos que as lojas que tem passeios protegidos dos perigosos raios ultra violeta que causam câncer, são muito mais visitadas e o conforto termico que as sombras das arvores promovem é notado na economia do ar condicionado.
Abaixo assinado
Um abaixo assinado coletando assinaturas nas empresas, escolas, universidade certamente surtirá efeito e impacto favorável as árvores. O CDL tem feito papel de MAU CARATER em Joinville, a ultima encenação foi para impedir as vias preferenciais para o transporte urbano. So pensam com o bolso deles. Agora querem por enfeites de natal nas ruas e as arvores estão atrapalhando. O Raulino do CDL que me desculpe, esta totalmente equivocado.
POVO NA RUA
Uma bem orquetrada campanha podera colocar o povo na rua. O programa do Nilson Gonçalves, do PSDB podera movimentar o povo para a Rua Quinze sem duvida. Os vereadores comprometidos com a qualidade de vida dos seus eleitores e os contribuintes - eles tem recursos fartos para tal - poderá tambem mostrar um movimento cidadão respeitando o povo.
QUESTIONAMENTOS:
Quanto dinheiro foi e vai ser gasto com essas "revitalizações". Cada novo prefeito quer fazer e colocar sua marca registrada.
Novos passeios com o uso de PAVER, por que ? Ha fortes suspeitas da mafia do PAVER agindo em centenas de cidades brasileiras. Uma febre esquisista. O que se precisa confirmar é de que forma se orquestram os fabricantes, que em muitos casos foram identificados proprietarios ex-vereadores, amigos de vereadores e de prefeitos. Trata-se de um projeto de milhões de reais.
Pouco ineteressa a qualidade desse PAVER, a durabilidade, o desgaste pelo uso, nada existem de certificação provando que terao media duração. O PAVER colocado na administração anterior em Joinville, mostra "paver" desbotado, quebrado, gasto, torto, afundado, entre outros requisitos técnicos negativos, que na compra licitada não constou como requisito importante. U certificado de garantia de qualidade deveria ter sido exigido.
Peit Pavé x PAVER
Tirar das calçadas o PETIT PAVÉ é um crime contra o caixa do contribuinte. Esse tipo de revestimento de passeios, permite que seja remanejado e renovado, utilizando-se o mesmo material sem que perca a qualidade e a beleza.
Se temos problemas com as raizes, retiramos as pedrinhas brancas e negras, colocamos mais material de apoio, subimos o nivel, cobrimos as raizes e recolocamos o PETIT PAVÉ. Trata-se de respeito ao dinheiro publico, amor às arvores e respeito para o contribuinte.
O lojista tem no passeio a extensão de sua loja. Deverá tomar conta dele para que fique sempre limpo, bem tratado, e com manutenção permanente. A calçada diante das lojas, diz exatamente que cara tem o explorador daquele comercio que visa lucro so para o dono.
O minimo que o lojista deveria fazer é cuidar do passeio o que não se tem visto.
Temos arremedos, como que mostro agora.
É muito triste a falta de cuidados para com os passeios.
Prefeitura e o proprietário do comercio particular, deixam o estado ficar critico, para proporem projeto faraônico apresentado por tecnicos pagaos pelo Contribuinte que não se sintonizam com a cultura local.
Temos muito de cidadania a aprender em Joinville. O clube de diretores lojistas precisam antes de tudo a serem solidários com a sombra, com as arvores, com a qualidade de vida, a segurança e bem estar dos transeuntes, seus veiculos e nossos turistas. Não temos bancos suficientes na rua Quinze e em lugar nenhum em Joinville uma cidade onde a terceira idades esta sendo impedida de circular. Trata-se de um publico importante de consumidores que precisam destes requisitos e que o CDL sequer imagina que exista.
Não nos possamos esquecer que a INTERNET é a nossa maior aliada. Bem que poderemos mostrar os nomes e as caras dos que não valorizam a cidadania, pessoas que não tem qualquer compromisso com a cidade sendo entrevistada dando pareceres totalmene descabidos e a imprensa divulgando - não se sabe com certeza - a quem deverá beneficiar.
Aguardo vossos comentarios para enriquecer o debate publico e cidadão.
Gert Roland Fischer - membro do conselho da cidade de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...