26 de outubro de 2009

Sobre o entrevero entre o legislativo e o Executivo de Sucupira.

CARTA DE REPÚDIO DO COMITÊ CIDADE – IRMÃ SCHAFFHAUSEN (SUÍÇA)


Sensibilizados, lamentamos profundamente as atitudes tomadas pelos Representantes Municipais na Câmara de Vereadores de Joinville, ao utilizarem-se deliberadamente de uma escusa e abjeta manobra política para prejudicar uma ação positiva do Executivo, somente para atender interesses partidários.


Com este ato extremamente irresponsável, esses senhores não apenas impediram uma comitiva oficial de viajar; mas prejudicaram também, mais de 10 anos de trabalho de parceria com a Suíça, em especial com a região de Schaffhausen, durante os quais não se mediram esforços para unir internacionalmente estas duas regiões e estes dois países, ligados por profundos laços históricos e culturais. E aqui é oportuno lembrar que cerca de 700 suíços (a maior parte de Schaffhausen) ajudaram a colonizar nossa cidade na segunda metade do século 19, sendo que seus descendentes hoje formam uma das maiores comunidades de raízes helvéticas no Brasil.


Foi portanto um ato desrespeitoso e de menosprezo para com essas pessoas e com suas memórias, sobretudo para com nossos parceiros suíços, que tanto se prepararam (e inclusive gastaram) para receber os joinvilenses.

Este ato também mancha internacionalmente a imagem de nossa cidade, que tanto luta para divulgar suas festas, suas belezas, sua cultura e suas parcerias internacionais, apoiadas e reconhecidas até então por esta Câmara de Vereadores. Cria inclusive um problema diplomático entre duas regiões e dois países, cujas conseqüências ainda se farão sentir, talvez em breve, quando esses representantes da nossa cidade serão chamados a responsabilidade.


Pelo visto, nossos representantes não sabiam, que esta comitiva iria representar e divulgar a sua cidade numa Feira Internacional e que recebera gratuitamente um Stand de mais de 100m² com toda a decoração, incluindo uma réplica (em proporções menores é claro) da Alameda das Palmeiras no corredor de acesso.


Também desconheciam que havia uma agenda paralela, com contatos na área pública, turística e econômica, inclusive na vizinha Zurique.


Igualmente ignoraram que existia um acordo oficial assinado há dois anos, que prevê diversas ações, entre as quais visitas mútuas de cortesia e negócios.


Ignoraram ainda que o principal mentor da parceria na Suíça é o deputado federal Hans-Jürg Fehr, ex-presidente do Partido Social-Democrata da Suíça e um dos políticos mais influentes do país.


Não tomaram conhecimento que nossos parceiros, entre outras ações, financiaram a tradução e edição do livro de autor joinvilense sobre a imigração suíça, bem como a produção e gravação do filme baseado nesse livro. Bancaram ainda a estadia de três meses de artista joinvilense em Schaffhausen.


Por fim, mal sabem nossos representantes que em novembro próximo Joinville receberá (com que clima?) uma comitiva (em parte oficial) de 25 suíços de Schaffhausen, inclusive a governadora e o secretário de economia daquele Cantão, que irão tratar de negócios em nossa cidade.


Uns poucos vereadores preferiram no entanto se ater maliciosamente a um pormenor, criando uma celeuma desnecessária, digna de personagens de Sucupira, apenas para satisfazerem seus egos e seus partidos.


Aqui manifestamos nosso total apoio ao sr. Alexandre d´Ângelo, coordenador da Promotur, profissional do mais alto gabarito e qualificação, poliglota com vasta experiência no exterior, que tem se dedicado ao máximo no fortalecimento dos intercâmbios internacionais.


Nossos vereadores não estão legislando em favor da nossa cidade e pouco se importando com ela, desde que isso não interfira em seus polpudos salários e suas filiações partidárias, quando deveriam colocar, acima de tudo, os interesses municipais e o bem da comunidade.


A própria Câmara de Vereadores, que tem um papel político importante e preponderante em nossa cidade, não deveria se prestar a este tipo de manobra política espúria.


Fica assim, registrada a nossa manifestação de repúdio, por este desmedido e escuso ato praticado.


Alberto Holderegger

Presidente da Comissão Cidade Co-irmã

Joinville/Schaffhausen

2 comentários:

  1. O rol de atos levianos por parte dos vereadores de oposiçao, na Câmara, é uma amostra do total despreparo destes infelizes. Quando terminam as eleiçoes, o único partido que "fica"" é a cidade pela qual foram eleitos para fazerem o melhor por ela.
    O que me causa ojeriza é o fato de, entre estes opositores, estarem vereadores com vários mandatos consecutivos. Todo povo tem o governo que merece. Joinvillenses, merecemos "coisa" melhor. Estes políticos precisam ser demitidos nas próximas eleiçoes. Simples assim!

    ResponderExcluir
  2. A câmara de vereadores configura-se como a assembléia de representantes dos cidadãos residentes num municipio. Em Joinville os vereadores demonstram despraparo para representar os cidadãos residentes criando projetos de leis inúteis ao invés de analisar realmente o que poderá ser importante para a cidade, como esta parceria com a cidade Suíça de Schaffhausen, com o simples objetivo de atender interesses partidários.
    Espero que o Srs. Vereadores tenham discernimento para analisar o uso de R$ 40 milhões investidos em obras de infraestrutura esperadas há anos pelo povo joinvillense e que o Secretário de Estado da Infraestrutura, deputado Mauro Mariani esta semana deixa para a Camara dos Vereadores de Joinville para entre em ação os trabalhos de obras.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...