27 de outubro de 2009

Derrubaram as Arvores da XV


Parasitas


O motivo alegado desta vez para o corte de 19 arvores na rua XV, foi a ameaça que representavam pelo ataque de parasitas.


Se confundem com facilidade e se utiliza com freqüência o termo parasita, para denominar epífitas ou saprófitas. Algo aceitável num leigo, porem inadmissível num profissional e menos ainda se for responsável pela manutenção e preservação das arvores das nossas ruas e praças.

.

As parasitas que também existem em Joinville, são prejudicais e devem ser extirpadas, se alimentam da seiva das arvores que as sustentam, as parasitam ao ponto de leva-las a morte.


Este ultimo grupo de parasitas que viceja em parques, praças e outros locais públicos, deve ser eliminado, o que pode ser feito com podas regulares, com uma manutenção simples, inclusive com água e sabão.


Por analogia se denominam parasitas aos indivíduos que não trabalham, acostumados a viver a custa alheia. Por exemplo aqueles, que tendo a responsabilidade pela manutenção de arvores e plantas, deixaram de faze-lo em nossas ruas e praças. Não fizeram nem as podas necessárias, nem nenhuma outra manutenção e agora fazem de conta que não é com eles, que eles não tem nada a ver com isto, que é responsabilidade da gestão anterior, esquecendo que são eles mesmos quem também na gestão anterior respondiam pelas mesmas áreas. São os mesmos que hoje mandam cortar, derrubar e arrancar.


Com um mínimo de manutenção e com podas regulares as arvores das nossas ruas estariam livres de parasitas. Se a solução para evitar a queda das folhas e o ataque das ditas parasitas é a supressão de todas as arvores da cidade, parece que o remédio é pior que doença que queremos curar.


Mal gastar recursos públicos é um crime que se comete com a cidade e com os cidadãos. Os que utilizam recursos públicos para cortar desnecessariamente arvores sadias, para plantar novas no mesmo local, devem ser responsabilizados por mau uso dos recursos públicos. Este constante fazer e desfazer, esta política permanente de tentativa e erro, é onerosa e destrói patrimônio que é de todos.


Publicado no jornal A Noticia

Um comentário:

  1. Bem sabemos onde existem parasitas.
    Será que pega?

    Bom, passada a fase da XV, querem reabrir a rua das Palmeiras (espero que sem o corte das mesmas!!!). O motivo? Gerar movimento de veículos à noite, para evitar o consumo de drogas... Certamente, a transformação dessa rua em via expressa noturna, é mais um pensamento de vanguarda.

    Chega ser surreal o que se proproem nos gabientes de Joinville. E viva à Manchester semi-árida!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...