12 de maio de 2009

Paseo El Prado - Cochabamba

Cochabamba não é o que poderíamos chamar uma cidade bonita. Em nenhum momento chama a atenção pela sua beleza. Chegando de avião agride a aridez da paisagem do altiplano andino, quase sem arvores, no começo do outono os pastos começam a amarelar e as poucas arvores perdem a intensidade do verde. Uma paisagem triste.

Cochabamba porem surpreende ao visitante, as ruas arborizadas, as suas praças e espaços públicos, contrastam com a primeira impressão, na Avd. Ballivian, que todos conhecem pelo nome de Paseo El Prado, uma rua arborizada, com um enorme canteiro central, com calçadas largas, com coretos, pergolados, um piso sem buracos, bem cuidado, arvores podadas, canteiros com flores e com grama.

Nada sofisticado, bem cuidado, com um capricho que chama a atenção de quem já quase esqueceu o que pode ser um espaço publico bem mantido. Aos domingos a população ocupa o passeio, pais empurrando os carrinhos dos bebes, crianças com bicicletas e triciclos, casais de diversas idades caminhando devagar. Aqui e acolá grupinhos de adolescentes barulhentos.

Nós nem podemos sonhar com algo parecido, todo o projeto de parques e praças que Joinville planeja ter para as próximas décadas, são espaços áridos, sem verde, sem flores, sem vida e quase sem arvores. Construções caras em que domina o cinza do concreto e a solidão dos espaços sem vida, que a população na sua sabedoria, refuga e ignora.

Em quanto os políticos, os de antes e os de agora, se esforçam em querer nos convencer que teremos parques e espaços públicos para o lazer, para caminhar ou para paquerar, eu fico com saudade do Paseo El Prado em Cochabamba.

E porque Cochabamba? Porque se falo de Paris, ou Munique ou Barcelona, sou acusado de elitista e sonhador, então busco exemplos menos sofisticados e também são melhores que a nossa realidade.

Para quem tiver interesse no blog da Boa Vista Paisagismo, tem uma serie de fotos do Paseo El Prado.

2 comentários:

  1. O concreto dá mais propina que plantas.

    ResponderExcluir
  2. Jordi, na procura por um bom lugar pro mate de domingo acabei indo parar no MAJ. Percebi que na falta de parques a cidade adotou um jardim. Mesmo assim foi lindo de ver a relação das pessoas com o espaço. coloquei algumas fotos no blog. A gente chega lá...Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...